Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #459 - 21/11/2016

A religiosidade como método de domínio

A confiança, que deveria ser depositada no fundamento do Cristianismo, tem sido colocada em falsos profetas

Amanda Gomes
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Cristãos. Basicamente, todos aqueles que vivem segundo os fundamentos e ensinamentos de Jesus Cristo. Será?

O cuidado com os guias e pastores espirituais precisa ser inerente à vida religiosa. Falsos profetas e “entendedores” da palavra dissipam por aí uma imagem de Jesus muito diferente daquela pregada pela Bíblia Sagrada, livro em que se fundamentam os cristãos.

Bíblia Sagrada, livro que fundamenta o Cristianismo (Imagem/ Amanda Gomes)

Bíblia Sagrada, livro que fundamenta o Cristianismo (Imagem/ Amanda Gomes)

Em umas das passagens desse livro, em Lucas 19: 1-10, Zaqueu recebeu Jesus para um jantar na casa dele. Segundo as escrituras, Zaqueu era o responsável pela coleta de impostos de Jericó, o chefe dos publicanos. Esses eram muito mal vistos pelos judeus, já que eram acusados de reter para si uma parte dos impostos, além do fato de trabalharem para o Império Romano.

O mestre dos cristãos se aproximou de pecadores, em vez de se colocar em uma redoma protetora que o defendia dos pecados do mundo. Veja bem, as escrituras não dizem que ele se contaminou com o pecado, e sim que conviveu com o erro e o combateu.

Pregar e levar a palavra de Deus deveria e deve ser muito mais do que proferir palavras bonitas e textos bem estruturados. Ser cristão tem se bastado a executar essas simples tarefas. Mas mostrar e viver assim como Jesus Cristo viveu é a maneira mais concreta e incisiva de levar o Cristianismo àqueles que não o conhecem.

Viver como Jesus viveu é a maneira mais concreta e incisiva de levar o Cristianismo

Criar a imagem de Jesus Cristo como um ditador, que estabelece regras, condena pecadores sem receio, ordena sem diálogo e proíbe sem reflexões é apenas mais uma, dentre tantas outras maneiras encontradas por inteligentes e falsos profetas, como meio de conduzir fiéis volúveis e de fácil convencimento.

Estaria Jesus, nos dias de hoje, melhor representado pelo líder religioso que prega o medo, condena “pecadores”, engana fiéis e os convence financeiramente. Ou pelo ateu que respeita o próximo, convive bem em sociedade, respeita as diferenças e as compreende?

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Sandra disse:

Até hoje, as religiões não conseguiram o básico da convivência pacífica entre os seres humanos, apesar de serem criadas novas seitas todos os dias, com diversas denominações mas nem sempre com o enfoque do bem comum entre todos os povos. Guerras fratricidas, em nome de Deus, ceifaram vidas pacíficas, preconceitos religiosos levaram à fogueira pessoas honestas e íntegras, e em nome de Deus, homens bomba se auto destroem, despedaçando e levando junto o maior número possível de seus irmãos, os quais deveria amar, compreender e ajudar, compartilhando o mesmo sagrado direito de estar vivo. Religiosos repartem fatias do Paraíso para pessoas carentes, fragilizadas, de vontade fraca, capazes de acreditar no sucesso sem esforço e na melhoria de vida sem merecimento. Jesus chora decepcionado com aqueles que sabem a Bíblia de cor mas não se lembram de matar a fome de pão e de justiça com o próximo que esteja mais perto deles. Bem aventurados, por isso, os ateus que apesar de descrentes, acreditam no ser humano, sofrem junto a mesma dor dele e não se negam a ajudá-lo, em troca de um sorriso apenas, não de um lugar no Céu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.