Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #454 - 17/10/2016

Vila Nova é a casa de multiartista sacro

Anselmo Frugerio é um artista completo; produtor de teatro, diretor de criação, ator, artesão plástico e escritor

Janaina Teixeira
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Anselmo com a mulher e a filha encenando no Auto de Natal Imagem/ Arquivo pessoal da família

Anselmo com a mulher e a filha encenando no Auto de Natal
Imagem/ Arquivo pessoal da família

Em ano de 1978, um fato histórico marcante ocorreu, de forma especial, para a Igreja Católica do mundo: três papas em único ano. Em Maringá nascia Anselmo José Frugerio, que aos 6 anos já sabia se dizia que seria desenhista e “pintista”, como se definia. Criado por pais católicos, o filho mais velho de três irmãos foi aprendendo sozinho sobre o mundo artístico, recebendo apoio dos professores e da familia. Morador da Vila Nova, região metropolitana de Maringá, Conforme crescia, procurava cursos e aprimoramento na área. Teve a oportunidade de conhecer Claudio Pastro, referencial na arte sacra.

Atualmente Frugerio é uma das referências em Maringá, como pintor, artista plástico de arte sacra, diretor da Paixão de Cristo, do Auto de Natal e Associação Lirius, apresentador, ator além de trabalha em uma agência de publicidade, como diretor de criação. “Fiz alguns cursos e muitas coisas aprendi por conta própria. O teatro amador veio como ferramenta de evangelização. Deu certo e fico muito feliz de ser lembrado por esse trabalho dentro da igreja”, diz Frugerio, homem de gestos modestos e humildes. Em 2013, escreveu o livro Teatro sagrado- experiências no Grupo de Oração, para auxiliar o ministério de Artes da Renovação Carismática Católica.

Segundo Antonio Almeida Junior, professor de artes visuais, que apresentou no Trabalho de Conclusão de Curso sobre arte sacra, estar próximo de Cristo faz bem à sociedade, seguindo a liturgia. “A arte sacra é à arte que serve a liturgia, não é uma arte religiosa [arte que se vale de motivos religiosos]. É fazer público aquilo que existe entre nós e Deus”, declara Junior. Para a arteterapeuta Leonilda Penha, a arte sacra pode vir a motivar as pessoas a seguirem uma vida religiosa, partindo de uma inspiração artística. “Na terapia qualquer tipo de produção é valiosa, estar conectado à arte vale para o teatro, dança, música, artes plásticas ou visuais”, diz.

  O teatro amador é uma ferramenta de evangelização

 

Ao falar de artes, dentro da Igreja Católica em especial na diocese de Maringá, é fácil se lembrar da família Frugerio. Para Alexandra Regina Frugerio, 35, Anselmo sempre foi o irmão “herói “. “Quando ele se tornou pai, passou a ser meu exemplo de pai. Um homem de fé inabalável, diretor de teatro espetacular, bravo, porém que exala a doçura de Deus. Eu o amo e o respeito muito”, diz ela. Rafael Cezar Frugerio, 29, diz que o irmão mais velho está sempre aberto para uma boa conversa. “É um homem íntegro e centrado em Deus e na família, tendo um amor que contagia todos que estão a sua volta. ”

Anselmo de branco em apresentação de teatro com os irmãos Imagem/ Arquivo pessoal da família

Anselmo de branco em apresentação de teatro com os irmãos
Imagem/ Arquivo pessoal da família

Casado com Renata Pazim Frugerio,32, e pai as três filhas: Cecília, Helena e a Clara, (nome de Santas da Igreja Católica) que nascerá mês que vem. Antes de namorar o Anselmo, a mulher já tinha grande admiração pelo o que ele fazia, principalmente pela sabedoria que possui. “Ao namorar e conviver com ele isso só se fortaleceu e, como pai essas qualidades aumentaram. Conseguimos dar passos firmes para construção da nossa família. Eu o amo demais, quero ficar velhinha com ele”, diz Renata.
Anselmo Frugerio já pintou as paróquias Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Liberdade, São José Operário, de Maringá.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Diácono Anselmo José disse:

Sem dúvida você foi muito gentil Janaina Teixeira.
Obrigado pelas palavras acolhedoras e pelo incentivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Mario Quintana Mark Twain Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.