Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #470 | 10/11/2017 - Ano XVIII
 
Saúde | Edição #455 - 24/10/2016

Ter rotinas pode tornar a saúde mais favorável

Nutricionista defende a ideia de que algumas atividades devem ser transformadas em hábito, como beber muita água

Cristiano Almeida
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Fazer corrida é uma opção para ter uma vida de qualidade

Fazer corrida é uma opção para ter uma vida de qualidade (Imagem/Pixabay)

Quando se fala em vida saudável, muitas pessoas já pensam que é só emagrecer ou mesmo parar de comer alguns alimentos, mas não é exatamente isso. Ter uma vida saudável vai muito além.

Viviane Fabri, nutricionista funcional, explica que os hábitos a serem adotados são muito importantes, no entanto, o que pode ser ressaltado é a necessidade de beber muita água, para ter boa hidratação. “Uma vida saudável não está baseada apenas na alimentação, e sim num conjunto de ações. Não existe um plano alimentar universal, aquele que atenda a todos de forma igualitária, mas partimos sempre de que o correto hábito nutricional está baseado em frutas, verduras, gorduras boas, carnes magras e carboidratos com baixo índice glicêmico, como mandioca, batata doce e alimentos integrais”, diz.

Vida saudável não está baseada
apenas na alimentação,
mais num conjunto de ações

Para a professora de gastronomia Queila Turchetto, “o fato de cozinhar [o próprio alimento], já se torna uma forma saudável”. Os alimentos industrializados, segundo ela, são o grande vilão para não ter uma vida saudável.

“Quando você consome alimentos naturais, como arroz integral, feijão cozido, carne com pouca gordura, saladas, pouca fritura, é uma alimentação balanceada. Alimentos industrializados são um veneno”, compara.

Ela aborda a questão do glúten, encontrado nas massas, que deve ser evitado.

Mas não é só a alimentação que determina a boa saúde. A pratica de exercícios também é importante. Pessoas que procuram por um  personal trainer, para orientá-las em atividades físicas exclusivas, demonstram ser indivíduos mais preocupados com a saúde, além da estética, condicionamento físico e flexibilidade de horários.

A personal trainer Janaina Roncaratti de Lima relata que “a prática regular de atividade física reduz o risco de diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora a saúde mental e o humor, melhora a capacidade de realizar atividades cotidianas e previne quedas em idosos, melhorando a qualidade de vida.” Segundo ela é muito importante que os exercícios sejam orientados por um profissional formado e credenciado junto ao CREF (Conselho Regional de Educação Física).

Ela ainda diz que a orientação de profissionais garante que a alimentação e os exercícios físicos possam ser feitos de forma correta. Fazer isso por conta própria, pode não ter o resultado esperado.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

28.750 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Cazuza

enquete

A Feira do Produtor é importante para Maringá?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2016 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.