


Nutricionista defende a ideia de que algumas atividades devem ser transformadas em hábito, como beber muita água
Cristiano Almeida
Aluno de Jornalismo
Quando se fala em vida saudável, muitas pessoas já pensam que é só emagrecer ou mesmo parar de comer alguns alimentos, mas não é exatamente isso. Ter uma vida saudável vai muito além.
Viviane Fabri, nutricionista funcional, explica que os hábitos a serem adotados são muito importantes, no entanto, o que pode ser ressaltado é a necessidade de beber muita água, para ter boa hidratação. “Uma vida saudável não está baseada apenas na alimentação, e sim num conjunto de ações. Não existe um plano alimentar universal, aquele que atenda a todos de forma igualitária, mas partimos sempre de que o correto hábito nutricional está baseado em frutas, verduras, gorduras boas, carnes magras e carboidratos com baixo índice glicêmico, como mandioca, batata doce e alimentos integrais”, diz.
Vida saudável não está baseada
apenas na alimentação,
mais num conjunto de ações
Para a professora de gastronomia Queila Turchetto, “o fato de cozinhar [o próprio alimento], já se torna uma forma saudável”. Os alimentos industrializados, segundo ela, são o grande vilão para não ter uma vida saudável.
“Quando você consome alimentos naturais, como arroz integral, feijão cozido, carne com pouca gordura, saladas, pouca fritura, é uma alimentação balanceada. Alimentos industrializados são um veneno”, compara.
Ela aborda a questão do glúten, encontrado nas massas, que deve ser evitado.
Mas não é só a alimentação que determina a boa saúde. A pratica de exercícios também é importante. Pessoas que procuram por um personal trainer, para orientá-las em atividades físicas exclusivas, demonstram ser indivíduos mais preocupados com a saúde, além da estética, condicionamento físico e flexibilidade de horários.
A personal trainer Janaina Roncaratti de Lima relata que “a prática regular de atividade física reduz o risco de diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora a saúde mental e o humor, melhora a capacidade de realizar atividades cotidianas e previne quedas em idosos, melhorando a qualidade de vida.” Segundo ela é muito importante que os exercícios sejam orientados por um profissional formado e credenciado junto ao CREF (Conselho Regional de Educação Física).
Ela ainda diz que a orientação de profissionais garante que a alimentação e os exercícios físicos possam ser feitos de forma correta. Fazer isso por conta própria, pode não ter o resultado esperado.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.