


Os alunos levam alegria, magia e esperança para pacientes doentes por meio do trabalho voluntário Médicos da Graça
Ellen Caroline Corrêa
Estudante de Jornalismo
Rogério Acácio faz parte do trabalho voluntário há cinco anos (Imagem/ Arquivo pessoal)
Para a apresentação os alunos realizam ensaios que são quinzenais e treinam técnicas de abordagem, jogos com pacientes e acompanhantes, e principalmente técnicas de improviso.
O psicólogo clínico e esportivo, Leonardo Amorim Egea Garcia, 23 anos, ingressou no projeto em 2011, para aprender um pouco mais sobre teatro e porque sempre gostou da ideia de palhaços no hospital. Nas apresentações Gárcia adotou o nome de Dr. Bobagento da Graça. Para ele, a importância do projeto é levar mais humanização para todos os envolvidos. “Mudamos toda a atmosfera onde o clown entra. Essa volta da inocência que ele busca é reconfortante.”
A importância do projeto
é levar mais humanização
para todos
Logo após o ingresso no curso de Artes Cênicas da UEM (Universidade Estadual de Maringá) em 2015, o acadêmico Igor Teixeira Câmara, 20 anos, decidiu participar do maior número de atividades artísticas que encontrasse disponíveis. Ele já havia assistido a vídeos do grupo Médicos da Graça que circulavam pelas redes sociais. “Era apaixonante ver a alegria que surgia em um ambiente tão hostil, sendo trazido pelas cores e muita compaixão por pessoas que possuem a empatia pelos pacientes como combustível motivador. Assim, confirmou meu desejo de fazer o curso.”
Câmara leva o nome Dr. Bá da Alegria. Ao se apresentar para os pacientes, ele sente uma enorme gratidão. “Passei por um procedimento cirúrgico em 2014 que necessitou o internamento para observação. O que tornou aquele período mais suportável foi a presença da minha mãe, e os cuidados da equipe muito atenciosa [clowns].”
Apaixonada por gatos e café, amante da escrita, procurando histórias para contar.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.