


Produtor de moda Luis Otávio Guedine viaja a Nova York e traz a experiência para o mercado de moda da região
Jefferson Martins
Aluno de Jornalismo
Luis Otávio Guedine, 28 anos, chegou recentemente de Nova York, onde foi buscar conhecimento relevante para o mercado de moda da região. Pós-graduado em fashion marketing and communication pelo IstitutoEuropeo di Design, ele é bacharel em administração de empresas pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).
Guedine atua no mercado de marketing de moda de Maringá e região desde 2014, realizando trabalhos de campanhas e lookbooks para empresas. Ele se destaca por ter equipes de produção em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Além de campanhas e lookbooks, mídias sociais são ponto forte da agência de Guedine.
Para ele, a rede social é uma ferramenta de comunicação indispensável para empresas. Facebook e Instagram se tornaram uma vitrine para as marcas, principalmente no segmento da moda. Outro importante trabalho que realiza é o rebranding, estudo para reformular a marca e formar uma nova identidade. Em entrevista com o Jornal Matéria Prima, Guedine explica como aplica o conhecimento adquirido lá fora na carreira profissional.
Quando houve interesse de trabalhar com marketing de moda?
Sempre tive contato com moda, porém do outro lado da cadeia do setor. Meu pai era diretor têxtil de grandes empresas do Sul do país. Cartelas de cores, tendências sempre foram palavras que rodearam a minha vida desde pequeno. O meu interesse em marketing de moda aparece depois de me formar em administração de empresas e entrar a fundo nesse mercado. Desde assistente de jornalismo para pessoas importantes de revistas do setor, como (o departamento de) estilo. Boa parte da descoberta e influência acabou sendo depois que conclui a pós-graduação. Um conjunto de fatores foi se juntando para se tornar o profissional que sou assim como carreira que escolhi.
Antes de ter a agência de moda você trabalhou no departamento de marketing de algumas empresas. Qual a sua visão sobre o marketing das empresas de moda?
Tive a felicidade de trabalhar em empresas que já possuíam uma ótima visão de como fazer um marketing focado em lifestyle. Isso me ajudou muito a separar o real significado de marketing de moda e saber trabalhar com essa simbologia que poucos entendem.
Em sua viagem aos EUA quais referências você pode trazer para empresários de Maringá e região?
Giovanni Bianco (diretor criativo) possui uma mecânica impar quando se fala de construção de marca, lifestyle, direção e criação de uma campanha. Em resumo, ter um olho bem treinado e referências consistentes para qualquer trabalho, o sucesso é atingindo.
O mercado de vestuário é um dos que mais está sofrendo com a crise
Sabemos que Maringá está se tornando um pólo de moda e vestuário. Porém, a crise nacional também é visível. Quais suas perspectivas para os próximos anos em relação ao marketing de moda?
O mercado de vestuário é um dos que mais está sofrendo com a crise. Nesse momento é importante não deixar de apostar em marketing e principalmente ter uma estratégia de canais bem definida. Um conselho que tento implantar em meus clientes é a força das mídias para venda. Seja em redes sociais, como e-commerce. A presença online transformou consideravelmente a venda de algumas marcas e vejo uma ótima estratégia. Criatividade, atenção e ação são sempre palavras que nunca devemos esquecer.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.