Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #453 - 10/10/2016

Idoso diverte as tardes dos sexagenários

Valter Knippelberg, aposentado do Jardim América, criou um projeto para ocupar velhinhos e velhinhas do bairro

Amanda Domingues
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Terceira Idade, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos. O Código Penal Brasileiro considera idosa a pessoa com mais de 70 anos, enquanto a Constituição federal brasileira refere-se à idade de 65 anos. Ambos são incoerentes com o limite de 60 anos que consta no Estatuto do Idoso.

Grande parte dos sexagenários é aposentada. Conforme pesquisa da Secretaria da Administração e Previdência do Paraná, em julho deste ano o Estado tinha 87.201 aposentados. Essas pessoas normalmente têm a maior parte do dia livre e não têm o que fazer para ocupar esse tempo.

Sempre gostei de ficar sentado na calçada da rua já que não tinha nada para fazer

Na região norte de Maringá, no Jardim América, Valter Knippelberg, aposentado, de 73 anos, ex-motorista, criou um projeto que chama de “Banquinho da Comunidade”. Nessa atividade, os aposentados se juntam para se divertir e passar o tempo. “Sempre gostei de sentar na calçada e ficar vendo a rua, porque não tinha nada pra fazer depois de aposentado. Então, acabei fazendo um banquinho na frente da minha casa e todo mundo se reunia ali, para conversar. Sempre ficávamos com vontade de comer alguma coisa e espontaneamente começamos a agir de fato como uma comunidade”, conta.

Knippelberg, e a mulher, Cida, criadores do projeto (Imagem/Arquivo Pessoal)

Knippelberg, e a mulher, Cida, criadores do projeto (Imagem/Arquivo Pessoal)

O “Banquinho da Comunidade” reúne os aposentados todos os dias na parte da tarde, na casa de Knippelberg, localizada na Rua Auto Curti, número 387. Os aposentados se juntam para conversar, ver TV, comer e jogar baralho. Eles dividem as despesas do projeto. “Quando ficávamos com vontade de comer algo, pastel, por exemplo, em vez de ir ao mercado e comprar queijo para fatiar, compramos uma máquina de fatiar e agora sempre que queremos comer pastel, fazemos tudo nós mesmos. Somos uma comunidade mesmo, pois sempre dividimos tudo e fazemos o que agrada todos”, conta Knippelberg, feliz com o resultado do projeto.

A curiosidade está na forma como os idosos assistem à televisão. O aposentado explica de onde surgiu a ideia criativa. “Em dias de calor, todos ficavam na frente da minha casa e as mulheres queriam ver novela, mas não ficavam dentro de casa por causa do calor. Então coloquei uma televisão na árvore e as mulheres ficam sentadas no banco, encostado na parede de frente para a árvore. Mas tinha os homens, que também queriam ver televisão. Eu não tinha como por outra televisão, então coloquei um espelho na parede para que nós, da calçada, pudéssemos assistir também.”

A neta dele, Carolina Kinippeberg, estudante de 17 anos, aprecia o projeto do avô. “Acho bacana porque faz com que eles [aposentados] passem o tempo de uma forma saudável. Melhor que muitos idosos que ficam o tempo todo dentro de cada e suscetíveis à depressão.”

A psicóloga Olga Tessari diz que os idosos não aceitam muito bem os tratamentos médicos para a depressão, então, uma forma de obter a melhora são distrações como a desse projeto. “A pessoa depressiva pensa que seu caso não tem solução e que não adianta fazer absolutamente nada porque nada vai dar certo. Seus pensamentos são sempre muito negativos.”

A aposentada Maria Alves de 72 anos, frequentadora do “Banquinho da Comunidade”, elogia o projeto. “Eu gosto muito de me reunir com os amigos para conversar e distrair. Nossos encontros sempre alegram o meu dia. O projeto é ótimo e nos faz muito bem.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.