Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #456 - 31/10/2016

Estágios também favorecem as empresas

Os empresários estão em procura permanente por estagiários para contribuir com o mercado de trabalho

Kamilla Yohanna
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Estágios garantem maior concorrência no mercado de trabalho
(Imagem/ Pixabay)

O estágio é um processo de desenvolvimento e preparação do aluno. É por meio dessa oportunidade que o estudante tem o primeiro contato com a carreira profissional. As empresas estão constantemente à procura de talentos e de inovações, geralmente vindas de estudantes. E, ao passo que, a empresa oportuniza o aluno, ele também contribuí para o mercado de trabalho.

O Proe Estágios promove a mediação entre empresário, estudante e instituição de ensino. Gabriel Paiva, que trabalha no setor administrativo da empresa, considera que há um movimento inverso nessa área, ou seja, aumento na procura de estagiários por parte dos empresários. “Um dos maiores motivos é que [o estagiáro] não tem vinculo empregatício [pelo empresário] e por não precisar pagar os mesmos benefícios que [paga a] um efetivado, como 13º salário, plano de saúde entre outros”, explica. Para ele, empresas estão buscando mais estagiários, não somente pela parte financeira ou empregatícia, mas pelo reconhecimento positivo em relação ao esforço do estudante. “O estudante que entra no estágio sempre quer aprender cada vez mais e isso agrega para a empresa. Acaba sendo uma via de mão dupla”, complementa Paiva.

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (Ciee) atua há 49 anos, também na integração de empresas, estudantes e instituição. Alexandre Correa, coordenador do centro acredita que os programas de estágio ampliam a concorrencia. “A pratica do estágio aumenta a competitividade das empresas, pois permite que as organizações convivam com o caráter inovador dos estudantes, contribuindo com a identificação de novos talentos”.

A empresa oportuniza o aluno e ele também contribuí para o mercado de trabalho

A empresária Simone Travagin Labegalini é dona da TV Clipping Maringá, desde 2002 e considera a presença do estudante muito positiva. “Ele [o estagiário] já vem com conhecimento da área, tem a vontade de aprender e ainda tem todo aquele frescor da idade, as ideias novas, a facilidade com as redes sociais e o conhecimento da sala de aula. Tudo isso, soma muito no dia a dia da empresa”, diz. Mas é preciso que o estudante esteja interessado na experiência. “Penso que para dar certo, é fundamental que o aluno não esteja pensando somente na parte financeira – que é muito importante – mas no que pode aprender de técnicas e com a experiência de vida das pessoas [com quem] ele vai conviver”.

Para ela, o estágio favorece tanto o estudante quanto a empresa. “O aluno entra em contato com a realidade e os desafios da profissão que escolheu. E a empresa tem um colaborador interessado em desempenhar as tarefas da melhor forma possível”, reconhece Simone.

Em determinados cursos, o estágio é obrigatório, como Fisioterapia do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), no qual os alunos praticam estágio obrigatório desde o 2° ano do curso, com atendimentos à comunidade interna da universidade e à comunidade externa através do Convênio com o SUS e com a Prefeitura Municipal de Maringá. Michelle Cardoso Machado dos Santos, coordenadora do curso, julga essencial o estágio obrigatório para que o estudante esteja preparado para o mercado de trabalho. “O estágio oferece ao aluno experiências diversificadas, em várias áreas de atuação do Fisioterapeuta. Assim se forma um profissional completo e muito bem preparado para o mercado de trabalho”, defende Michelle.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.442 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.