


Dois alunos e um ex-alunos do ensino superior contam experiências boas e ruins sobre ser um estagiário
Gian Ribeiro
Aluno de Jornalismo
Todo jovem que ingressa numa faculdade busca aprender mais sobre a profissão que escolheu. Assim, com o objetivo de ser um bom profissional, depois de formado, poderá aplicar todo conhecimento obtido por meio de teorias ensinadas em sala de aula e de oportunidades que surgem no decorrer da graduação.
Uma das oportunidades que alguns cursos de graduação oferece é o estágio. Empresas formam parcerias com instituições de ensino a fim de encontrar estagiários que trabalharão regulamentados numa jornada de quatro a seis horas por dia, na mesma área em que o aluno escolheu graduar. Para entender melhor os benefícios e dificuldades da experiência de ser um estagiário, o Jornal Matéria Prima, conversou com o estudante Alfredo Peres de Souza Filho, 20 anos, que cursa Engenharia de Software no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). Para ele, um dos benefícios do estágio é aprender os macetes da profissão, “Posso aprender muita coisa que não está nos livros.” Uma das dificuldades é a rotina e adaptação da prática, ou seja, “habituar-se a desempenhar a função diariamente”, conta ele.
Eu posso aprender
muita coisa que não
está nos livros
Felipe Adriano da Silva Nóbrega, 23 anos, estudante de Direito também na Unicesumar, relata que “a faculdade não tem sentido se não for aplicada”. Para ele, quem consegue e decide fazer estágios durante a graduação fica mais bem posicionado no mercado de trabalho após a formação. Ele conta que desde o começo da faculdade decidiu atuar paralelamente nos estágios, remunerados ou não. “A experiência nas diversas áreas que meu curso oferece, desde o serviço público convivendo com juízes e promotores, até a iniciativa privada em escritórios empresariais de grande porte, preparam-me infinitamente mais do que as aulas teóricas.”
Pedro Henrique Ferreira, 33 anos, formado há oito no curso de Publicidade e Propaganda da Unicesumar, relata uma dificuldade que o estágio oferece àqueles que não conseguem depender financeiramente do valor pago pelo estágio. “Fiz um estágio de meio ano, mas precisava de dinheiro.”
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.