Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #452 - 03/10/2016

Erros no uso de imagens no JMP afastam leitor

Os alunos que publicam no Jornal Matéria Prima deveriam ter mais cuidado com a escolha das fotografias

Heloisa Fernanda
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Imagem não tem correlação com o título e confunde leitor

(Imagem/Reprodução)
Imagem não tem correlação com o título e confunde leitor

A fotografia surgiu no século 19 e foi uma das maiores criações da história. No jornalismo, a imagem é de extrema importância porque é um diferencial em que, primeiro a olhamos, e, se nos interessar, lemos o texto. Portanto, é o elemento que chama a atenção do leitor. A imagem também é importante para esclarecer um fato e ilustrar o que o texto aborda. Isso facilita para que a pessoa leia o que é do próprio interesse e com o que ela se identifica. A fotografia também proporciona mais credibilidade junto aos fatos abordados.

No Jornal Matéria Prima já aconteceram diversos casos em que os alunos não colocam uma imagem destacada. De certa forma, perdem a chance de despertar no leitor a vontade de clicar para entrar no texto, pois, como já citado, a fotografia é fundamental no jornalismo. Em outros casos, colocam uma imagem que não tem muita relação com o texto, e isso também acaba afastando o leitor e o confundindo, pois a imagem tem que reforçar o que o texto evidencia.

Na edição n° 449, um aluno colocou a fotografia de uma mão como imagem destacada. O texto contava a história de um homem que perdeu a aliança, porém enquanto no texto foi colocada uma foto mostrando o objeto, na imagem destacada (que é consideravelmente mais importante do que a imagem contida no texto) havia a imagem de uma mão normal, sem aliança. Quem leu apenas o título e olhou a fotografia, não conseguiu relacionar um ao outro.

É a imagem que atrai o leitor e o leva a adquirir interesse para ler algo

Vivemos em uma sociedade que, infelizmente, julga as pessoas pela aparência: se transmitem boa impressão ou não. O mesmo acontece com os textos e, querendo ou não, é a imagem que atrai o leitor e o leva a adquirir interesse para ler algo. Assim como, muitas vezes, nos interessamos por um livro por causa da capa.

Os estudantes deveriam levar o jornal mais a sério e ter mais cuidado com as próprias publicações, que ficarão expostas lá para a vida toda. Ter atenção e não deixar para postar os textos de última hora são fatores que podem fazer a diferença no produto final.  Outro ponto importante é que não devem dar atenção somente ao texto, mas a publicação como um todo, pois a imagem, a janela e os demais elementos de um texto jornalístico contribuem e são necessários para que a publicação fique excelente e agrade o leitor.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.205 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.