Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #454 - 17/10/2016

A falta de padronização prejudica JMP

Textos sem fotos destacadas são um exemplo de falta de atenção na hora de publicar as reportagens no Jornal Matéria Prima

Natalia Sanches
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

O Jornal Matéria Prima, é um jornal laboratório oferece aos estudantes do segundo ano de jornalismo uma grande proximidade com a profissão. O problema é que, muitas vezes, os estudantes se esquecem de que o JMP é a pupila da futura profissão e podem acabar manchando a própria vitrine com erros cometidos, principalmente, por falta de atenção e zelo.

A partir do segundo semestre, os erros de formatação e de redação não são mais corrigidos durante o processo de edição e os alunos esquecem-se de revisar os textos antes de publica-los, deixando o JMP sem padronização definida.

Textos sem fotos destacadas, as chamadas fotos de capa, deixam as edições com um visual menos chamativo. Foi o que aconteceu na edição 450ª, na qual faltaram duas fotos destacadas.

Matérias sem fotos de capa desinteressam leitor (Imagem/Reprodução Jornal Matéria Prima)

Matérias sem fotos de capa desinteressam leitor (Imagem/Reprodução Jornal Matéria Prima)

O autor do Manual da redação de O Globo, Luiz Garcia (Debate, 2001), diz acreditar que essa publicação pode ser importante para diminuir o espaço entre o público e o jornal. E isso acontece principalmente por conta das padronizações, que oferecem para o leitor um “ar” de se sentir “em casa”, uma vez que cada elemento da padronização é pensado para que ele se sinta mais familiarizado com o jornal.

No livro “Design para quem não é designer”, de Robin Willians, o autor explica que a repetição de elementos visuais nos textos, revistas, jornais cria uma organização e fortalece a unidade.

O maior problema, é que para fortalecer os elementos visuais, é necessário que os alunos do JMP tenham mais atenção na hora de publicar o texto, e revisar todos os aspectos antes de publicá-lo, até porque a disciplina de Técnica de Reportagem é a que leva o aluno a aprender e encarar a futura profissão de maneira mais real.

Cada elemento é pensado para que o leitor se sinta mais familiarizado com o jornal

Outro problema que também vem acontecendo depois que os textos não são mais revisados diz respeito à estética. Alguns textos são publicados com erros na “janela”, sem a padronização específica. Foi o caso da edição 451ª, com o mesmo erro em três textos.

O ideal seria que os alunos ficassem mais atentos na hora da publicação, pois a falta de padronização no texto pode prejudicar o JMP como um todo. Assim como é necessário seguir a receita de um bolo na medida certa, é preciso seguir as padronizações do jornal, para dar uniformidade à publicação.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Les temps sont durs pour les rêveurs

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.