


Textos sem fotos destacadas são um exemplo de falta de atenção na hora de publicar as reportagens no Jornal Matéria Prima
Natalia Sanches
Aluna de Jornalismo
O Jornal Matéria Prima, é um jornal laboratório oferece aos estudantes do segundo ano de jornalismo uma grande proximidade com a profissão. O problema é que, muitas vezes, os estudantes se esquecem de que o JMP é a pupila da futura profissão e podem acabar manchando a própria vitrine com erros cometidos, principalmente, por falta de atenção e zelo.
A partir do segundo semestre, os erros de formatação e de redação não são mais corrigidos durante o processo de edição e os alunos esquecem-se de revisar os textos antes de publica-los, deixando o JMP sem padronização definida.
Textos sem fotos destacadas, as chamadas fotos de capa, deixam as edições com um visual menos chamativo. Foi o que aconteceu na edição 450ª, na qual faltaram duas fotos destacadas.
O autor do Manual da redação de O Globo, Luiz Garcia (Debate, 2001), diz acreditar que essa publicação pode ser importante para diminuir o espaço entre o público e o jornal. E isso acontece principalmente por conta das padronizações, que oferecem para o leitor um “ar” de se sentir “em casa”, uma vez que cada elemento da padronização é pensado para que ele se sinta mais familiarizado com o jornal.
No livro “Design para quem não é designer”, de Robin Willians, o autor explica que a repetição de elementos visuais nos textos, revistas, jornais cria uma organização e fortalece a unidade.
O maior problema, é que para fortalecer os elementos visuais, é necessário que os alunos do JMP tenham mais atenção na hora de publicar o texto, e revisar todos os aspectos antes de publicá-lo, até porque a disciplina de Técnica de Reportagem é a que leva o aluno a aprender e encarar a futura profissão de maneira mais real.
Cada elemento é pensado para que o leitor se sinta mais familiarizado com o jornal
Outro problema que também vem acontecendo depois que os textos não são mais revisados diz respeito à estética. Alguns textos são publicados com erros na “janela”, sem a padronização específica. Foi o caso da edição 451ª, com o mesmo erro em três textos.
O ideal seria que os alunos ficassem mais atentos na hora da publicação, pois a falta de padronização no texto pode prejudicar o JMP como um todo. Assim como é necessário seguir a receita de um bolo na medida certa, é preciso seguir as padronizações do jornal, para dar uniformidade à publicação.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.