Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #453 - 10/10/2016

A falta de entusiasmo dos alunos de jornalismo

Neste quarto e último bimestre do ano o que se espera dos acadêmicos é mais responsabilidade e menos preguiça

Adelson Jaques
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Os alunos de jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), no segundo ano do curso, adquirem para si uma responsabilidade enorme, que é escrever para o Jornal Matéria Prima (JMP). É um desafio muito grande, pois deparam-se com a realidade de fazer parte de um jornal online, desde a criação das pautas à construção do próprio texto.

São várias correções feitas no decorrer do ano. Vários textos publicados. Porém, neste quarto bimestre o que se devem ter é mais entusiasmo, compromisso e menos falhas. Fazer jornalismo desde já é um desafio para todos os alunos.

Nas dificuldades deve-se buscar fora de vontade para superá-las ( Imagem/ reprodução: Jornal Matéria Prima)

Nas dificuldades deve-se buscar força de vontade para superá-las
( Imagem/ reprodução: Jornal Matéria Prima)

Só quem estuda jornalismo e vive essa profissão sabe os desafios que a área impõe, pois tem-se que encontrar uma boa pauta, boas fontes e boas histórias e depois redigir um bom texto.

Observando a quantidade de reportagem publicadas na edição 452º, pode-se perceber que a produção caiu. Foram apenas sete textos, enquanto que em edições anteriores o número de publicações nunca esteve abaixo de 10. Pode-se observar, com isso, a falta de comprometimento e de interesse dos alunos do curso de jornalismo. Isso é um erro, visto que este momento do curso é dos mais importantes. É a hora de errar e aprender com as críticas em geral.

É importante que se importem, escrevam e se arrisquem. Aqui o erro será compreendido, na vida profissional não.

Deixando de produzir os textos para o JMP, além de ser falta de responsabilidade, afeta também os leitores, pois são prejudicados pela redução de conteúdo no jornal. Os futuros profissionais do jornalismo devem se esforçar mais para produzir boas reportagens aos leitores.

Outra falha visível do JMP é a falta de dados estatísticos que enriqueceriam mais o textos. Isso pode ser atribuído à preguiça e falta de apuração, embora não sejam características de todos os textos que são publicados no jornal.

Nas dificuldades deve-se buscar força de vontade para superá-las

Alguns alunos reclamam que têm dificuldades para produzir os textos, mas não é motivo para deixá-los de fazê-los. É por meio das dificuldades que deve-se buscar força de vontade para superá-las e mostrar serviço.

Neste quarto bimestre os alunos têm a última oportunidade de mostrar o melhor de cada um, superando as dificuldades. Como já dizia o jornalista estadunidense Horace Greeley “o jornalismo irá te matar, mas te manterá vivo enquanto estiver exercendo”.

 

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.050 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.