Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #451 - 26/09/2016

Pioneiro vê Cidade Canção se desenvolver

José Correa Barbosa, 77, mantém comércio há mais de 45 anos no Maringá Velho; simplicidade e alegria atraem a clientela

Murilo Lima
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
 O pioneiro José Barbosa no pequeno bazar que mantém no Maringá Velho Foto: Murilo Lima

O pioneiro José Barbosa no pequeno bazar que mantém no Maringá Velho Foto: Murilo Lima

Todos os dias Maringá cresce um pouco mais. Basta olhar os lados e notamos que a cidade reúne muitas histórias. Fundada em 10 de maio de 1947 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, e elevada a município em 1951, a cidade foi se formando a partir de pessoas como seu o José Correia Barbosa, 77, casado com a professora Therezinha Maria de Souza Barbosa, 68. E no bairro Maringá Velho, central, permanece com um bazar há mais de 45 anos na avenida Brasil.

Desembarcou de trem na cidade e desde rapaz teve contato com comércio onde trabalhou durante dois anos em uma casa de tecidos finos, ponto de encontro da elite maringaense. Ali comprava-se desde chapéus Ramenzoni, capas Três Coqueiros, cambraia de linho e outros tecidos. “Cheguei à Maringá em setembro de 1957, vindo de Minas Gerais. Fiquei em Cornélio Procópio, e segui para Maringá, para trabalhar nas Casas Pernambucanas.”

Em 1965, mudou-se para o bairro Maringá Velho após se casar e trabalhou no centro durante oito anos na loja O Barulho, aonde aprendeu a trabalhar e a ganhar dinheiro com os patrícios, família libanesa.

“Ele [um patrício] sempre falava, ‘Não importa o que esteja fazendo, desde que você esteja trabalhando honestamente ganhando dinheiro. É o melhor serviço que você está fazendo’, ser honesto e trabalhar é sucesso para você.”

Acompanhei Maringá crescer e estou feliz. Cresci junto com Maringá

Há mais de 55 anos ele mora no Maringá Velho com a mulher e formou dois filhos, José Henrique e Elaine, no bairro. Tudo no mesmo comércio simples, o Bazar Santa Terezinha, na avenida Brasil, próximo à Capela Santa Cruz. Barbosa presenciou o crescimento e as mudanças da região. “Fomos o maior centro atacadista do Brasil, entre a década de 70 e meados da de 90. Tínhamos muitas empresas atacadistas grandes aqui. Com o decorrer do tempo, não sei se foi pela situação do país ou a política que mudou, foram saindo as empresas. Aqui também foi o maior centro de gasolina, o posto Maluf, que todos conheciam”.

Barbosa um dos pioneiros que presenciou a colocação da pedra fundamental da Catedral Nossa Senhora da Glória em 1959, que levou 14 anos para ser inaugurada em 72, e se transformou cartão postal da cidade.

E como forma de manter as histórias da cidade o blog “Maringá Histórica”, criado por Miguel Fernando Perez Silva, 31, especialista em história e sociedade do Brasil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e escreve periodicamente sobre a história de Maringá para Revista ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá) . E disse como surgiu a ideia do blog. “O Maringá Histórica nasceu quando comecei a desenvolver um projeto de pesquisa em 2004, sobre a história da antiga rodoviária de Maringá.”

Filial inaugurada em 1956 na Avenida Brasil no Maringá Velho.  Fonte: Maringá HIstórica / Livro 100 anos Pernambucanas - Com a família brasileira.

Filial inaugurada em 1956 na Avenida Brasil no Maringá Velho. Fonte: Maringá Histórica / Livro 100 anos Pernambucanas – Com a família brasileira.

E comentou a importância do acervo ao público, que também contribui com o envio de novas histórias: “Hoje somos o maior acervo imagético sobre a história de uma cidade independente do brasil. Temos quase 1.500 publicações, que envolve textos, fotos, documentos, vídeos, etc. E muitas pessoas ajudam o blog mandando conteúdos, identificando personagens e locais das fotos. A proposta é disseminar à história de Maringá, e que possamos preservar a nossa identidade.”

Serviço:

Conheça histórias da Cidade Canção no blog Maringá Histórica, AQUI.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Mario Quintana Mark Twain Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.