Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #450 - 19/09/2016

Para pagar formatura, jovem vira empreendedor

Raul Fortunato Crevelim Fancelli, do Jardim Pinheiros III, é estudante e desenvolveu o próprio negócio aos 18 anos

Christian Presa
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Em um ano, Raul já conta com a ajuda de três revendedores
(Imagem/Arquivo pessoal Raul Fancelli)

Empreender configura-se como uma das aspirações mais presentes na contemporaneidade. Segundo pesquisa publicada pela Revista Exame em 2013, 80% dos jovens brasileiros se veem como empresários nos próximos dez anos.

Na zona norte de Maringá, mais especificamente no Jardim Pinheiros III, um desses jovens é Raul Fortunato Crevelim Fancelli, de 18 anos, que começou a produzir e vender cones trufados para pagar a formatura do ensino médio. “Depois de um tempo, a formatura já tinha sido paga e este ano pude realizar o sonho de ter o meu negócio”, conta. O estudante de Administração na Universidade Estadual de Maringá (UEM) diz que a ideia surgiu a partir do convite de um primo, inspirado em pessoas que vendiam bombons para pagar a formatura.

Fancelli, que hoje conta com três revendedores, afirma que expandiu o empreendimento fazendo contatos. “Prezo muito pela divulgação boca a boca. Se faz um produto de qualidade, as pessoas vão recomendar.” O jovem também divulga via redes sociais (Snapchat e Facebook).

Os sonhos são muitos, quem sabe até tornar o cone mais popular que o bombom

Para o futuro, Fancelli é otimista e espera ainda mais crescimento. “Quero tirar a empresa de dentro de casa e aumentar cada vez mais a fabricação. Os sonhos são muitos, quem sabe até tornar o cone trufado mais popular que o bombom. Por que não?”

Ricardo Augusto Guirado, consultor empresarial e dono da The99 – Consultores Associados, descreve a atitude de empreender na era digital como um grande desafio e reconhece no jovem um forte perfil para inovar. “O jovem já está conectado porque isso é natural para ele. Muitas vezes ele busca empreender em negócios que têm um componente de inovação, de algo que ainda não existe no mercado.” Guirado destaca também a importância de analisar os segmentos de mercado e otimizar o atendimento. “O cliente está consumindo menos e está mais exigente.”

A empresária Veridiana Vasconcelos Duarte, docente em Empreendedorismo e Mercadologia no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) destaca a importância da atenção ao tema nas escolas e nas universidades. “Se a criança e o jovem vêm com essa cultura educacional, já estimula a entender a importância de planejar, porque tudo na nossa vida é à base do planejamento.” Veridiana explora na docência a atenção a todas as áreas ao criar um negócio e conta que muitos alunos se descobriram empresários. “Empreender é isso: você se descobrir em coisas que você achava que não tinha aptidão, formar grandes negócios e um futuro para o restante da sua vida.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Contraditório, genioso e genuíno.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.