


Tornar-se adulto não é tão fácil quanto parece e não tem como fugirmos das cobranças, das dúvidas e das decepções
Heloisa Fernanda
Estudante de Jornalismo
“Eu quero crescer logo”, “Não vejo a hora de ter 18 anos”. Provavelmente você já ouviu crianças e adolescentes dizendo isso. É normal. Eu também não via a hora de crescer. Mas hoje, quando me dizem isso eu respondo: “Não queira crescer logo”. Como é bom ser criança e ter a ingenuidade de acreditar que Papai Noel e coelhinho da Páscoa existem. O tempo passa tão depressa que, quando você percebe, já está atolado de responsabilidades.
Crescer envolve cobranças e expectativas por parte dos pais, com as quais, muitas vezes, você não consegue lidar. Todo mundo à volta te cobra algo “concreto”, porém você não sabe nem por onde começar. Você quer chegar a algum lugar, mas não sabe que lugar é esse. Crescer é ter que aprender a fazer as próprias escolhas e a arcar com as consequências delas (que nem sempre são boas). Crescer é ter que estudar e construir um futuro, além de lidar com a pressão que a sociedade impõe.
Ao mesmo tempo em que você quer voar igual um pássaro, tem medo de levantar voo
Conforme você cresce, vai adquirindo mais liberdade. A liberdade, ao mesmo tempo em que é maravilhosa, é assustadora. Ao mesmo tempo em que você quer voar igual a um pássaro, tem medo de levantar voo.
Nem tudo vai sair como um dia planejou. Você sabe disso. A vida não é um filme, por isso não tem um roteiro pré-estabelecido. Pode ser que aos 20 anos você não consiga fazer aquela tão sonhada viagem que pensou que faria e a época da faculdade não será tão divertida igual viu nos filmes. Você pode não conseguir um emprego logo que se formar, e se conseguir, talvez não ganhe o salário que pensou que ganharia.
Quando crescer, vá atrás do que realmente importa pra você e não o que a sociedade cobra. Se quiser cursar uma faculdade, tudo bem. Se quiser largar tudo para trabalhar de salva-vidas na praia, tudo bem também. Se quiser parar um curso, pare. Se quiser mudar de cidade e recomeçar, mude. A vida é curta demais para perder tempo sendo infeliz. Apesar de ter um lado complicado, a vida adulta também pode ser surpreendente se você for paciente e deixar que cada coisa aconteça no seu tempo.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.