Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #449 - 12/09/2016

Maringaense ganhou 23 títulos com o kart

O ex-piloto Marcelo Anselmi, 23 anos, morador do Jardim Imperial II é reconhecido como esportista de Maringá

Leticia Freitas
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Em um bairro não tão distante, o Jardim Imperial II, na região norte de Maringá, há casas fabulosas, ruas desertas e moradores que desfrutam de calmaria do som ambiente. Há 16 anos, a maioria dos vizinhos não sabia que ali, vivia um garotinho de 7 anos que tinha um sonho: ser campeão brasileiro de kart. Oito anos depois, Marcelo Anselmi já era reconhecido como o mais jovem campeão brasileiro na modalidade.

Na época do garotinho Anselmi, as ruas do bairro eram um pouco diferentes de hoje, ainda eram movimentas pela bagunça da molecada. “Tenho muitos amigos, mas por ser um esporte caro, nenhum amigo meu de bairro entrou no automobilismo. Todos [amigos] sempre souberam dos meus títulos.” O garotinho, que hoje tem 23 anos, conquistou ao todo 23 títulos como campeão maringaense, paranaense, brasileiro, sul-brasileiro, pan-americano e capacete de prata de 2005. “Fui reconhecido como esportista de Maringá, ganhando uma carta da Câmara Municipal”, conta.

Achar patrocinadores que invistam um valor alto é difícil no Brasil

Porém, o sonho chegou ao fim. Marcelo Anselmi continua morando no bairro, mas agora é ex-piloto de kart. “Após voltar do mundial na Espanha [em 2009], comecei a fazer treinos de Fórmula-3, mas nessa época a categoria tinha acabado no Brasil pelo custo alto e fui obrigado a encerrar a carreira. Achar patrocinadores que invistam um valor alto é difícil no Brasil. Com a carreira encerrada, voltei para os estudos e me formei em administração, para cuidar dos negócios da família”, explica.

Gabriel Capelinha treina na pista do seo Valmor há cinco anos (Imagem/Leticia Freitas)

Gabriel Capelinha treina na pista do seo Valmor há cinco anos
(Imagem/Leticia Freitas)

Em Maringá, quem decidiu arriscar e investir nesse esporte foi o empresário Valmor Menegatti (morto em 16 de março de 2014), que junto com o sócio Pedro Martinhago, decidiu investir em uma pista de corrida, dando a oportunidade para os apaixonados pelo kart, motos e carros treinarem no espaço de 820 metros. Segundo o arrendatário do local, Marcos Capelinha, o kart deveria ser mais reconhecido pelos órgãos públicos, pois assim o esporte teria mais valor. “Infelizmente muitas pessoas ainda não conhecem essa modalidade, porque não é muito barato, mas se fosse mais reconhecido pelos órgãos públicos seria mais fácil. Os melhores pilotos saem do kart, por exemplo, o Airton Senna.”

Outro apaixonado pelo esporte é o filho de Marcos Capelinha. Gabriel Capelinha, 16 anos, é piloto de kart e pretende seguir carreira, mas assim como o ex-piloto Marcelo Anselmi, o maior obstáculo é conseguir o patrocínio. Tanto Anselmi como Gabriel dão a dica: quem pretende ser um piloto de kart deve, primeiro, gostar de velocidade, amar o que faz e se dedicar, depois, conhecer seu carro tão bem como conhece a si próprio.

A maior pista de corrida de Maringá tem 820 metros (Imagem/Leticia Freitas)

A maior pista de corrida de Maringá tem 820 metros
(Imagem/Leticia Freitas)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

A tal da tagarela e curiosa de plantão à procura de novas histórias para contar.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Cazuza Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.