Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #449 - 12/09/2016

Falta de leitura e vício em tecnologia

O jovem não se importa muito com os livros; o avanço tecnológico é uma das principais causas desse problema

Rafael Bereta
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

É preocupante a falta de interesse que os jovens têm pela leitura. Um dos motivos apontados por especialistas é a diversidade da tecnologia, o passatempo preferido dos mais novos. Atualmente não se observa grandes incentivos à leitura, o que se nota são fatores que “roubam” a atenção dos jovens, como as redes sociais e jogos online.

Ler começa em casa, com o incentivo dois pais Imagem/Visual Hunt/ Domínio Público

Ler começa em casa, com o incentivo dois pais
Imagem/Visual Hunt/ Domínio Público

Com esse cenário, é de se esperar o surgimento de um grande número de analfabetos funcionais. Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) do Instituto Paulo Montenegro, divulgados em julho de 2012, mostram que 20% dos brasileiros de 15 a 49 anos são analfabetos funcionais. São aquelas pessoas que, mesmo conseguindo ler, não conseguem interpretar e entender um texto, mesmo pequeno.

Smartphones, redes sociais, jogos não são somente geradores de problemas com a leitura, mas podem afetar todo o aprendizado na vida escolar, desviando a atenção das crianças, adolescentes e jovens das atividades. Dificilmente vamos encontrar um jovem dependente de tecnologia trocar um videogame por um livro quando alguém pedir para ele escolher, já que nasceu nesse âmbito tecnológico.

Com esse cenário, o que se pode esperar é um grande número de analfabetos funcionais

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em 2015 o Brasil ficou na 60ª posição entre os países que menos leem, com média de leitura de dois livros por ano. Está bem diferente dos Estados Unidos, com 10 livros, e a França, com 12 livros lidos por ano, em média, por habitante.

Para cultivar o hábito da leitura nas crianças e jovens é preciso que, desde cedo os pais incentivem os filhos a ler, começando com pequenas histórias em quadrinhos, personagens infantis, para que as crianças acostumem com o mundo da leitura.

Mesmo a tecnologia pode ajudar nesse processo. Há atualmente a difusão do livro digital, o chamado e-book, que possibilita a leitura de livros diretamente dos tablets e smartphones. É uma importante alternativa que não pode ser descartada principalmente por aqueles que querem vencer o analfabetismo funcional.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Sandra disse:

Mas é claro que a maioria das crianças e jovens não vai trocar a tecnologia de mil e uma possibilidades, com um livro, por mais best-seller seja. Impossível comparar um e outro, mesmo reconhecendo que a leitura de um bom livro possibilita a criação imaginária de personagens e lugares, motivando a elaboração de cenários e paisagens exclusivas da mente de cada diferente leitor e favorecendo o desenvolvimento de uma linguagem e redação corretas, sem as aberrações abreviadas da comunicação tecnológica, esse novo idioma criado para não se perder tempo com as palavras. Esse é o preço do Progresso tecnológico que já estamos pagando para ver adolescentes cometendo atrocidades gramaticais tremendas, sem sentirem a mínima falta de falar e escrever corretamente, além de dialogarem monossílabos quase inaudíveis e assinarem o próprio nome, pelo menos isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Veja os problemas como milagres, que podem trazer sabedoria e mudança.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Mario Quintana Mark Twain Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.