Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #449 - 12/09/2016

Enquetes no JMP têm baixa participação

Mecanismo funciona como uma espécie de convite para os leitores refletirem mais sobre um determinado assunto

Cristiano Almeida
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Imagem/Reprodução

Imagem/Reprodução  Leitores visualizam a enquete, mas comentam mais as matérias

É comum acessar sites de notícias, com espaço para o comentário, e lá no cantinho ter uma enquete sobre o mesmo tema sem que, no entanto, o leitor dê tanta importância a essa consulta.

No dicionário Aurélio, a definição do termo enquete é a seguinte: Conjunto de testemunhos ou pesquisas ordenadas por uma autoridade ou organizadas por um jornal, uma empresa comercial etc., com o fim de esclarecer uma questão de interesse geral.

Isso exposto, nota-se que o leitor do Jornal Matéria Prima (JMP) tem preferido manifestar-se a partir dos comentários do que responder à pergunta proposta na enquete.

Esse mecanismo tem vasta abrangência. Cada leitor pode dar opinião sobre o tema proposto, geralmente um assunto polêmico dentro do jornalA enquete tem o poder de fazer uma sondagem sobre o que o leitor pensa acerca de determinado assunto. Mas no JMP isso parece ser pouco explorado.

Há muitas possibilidades para a falta de interesse do leitor em responder à enquete. Os temas propostos podem não chamar tanto a atenção ou mesmo o fato de o leitor poder detalhar o ponto de vista nos comentários estaria desestimulando a participação dele na enquete. Reponder “sim”, “não” ou “não sei” nem sempre se mostra suficiente para a defesa de um ponto de vista.

A enquete tem a finalidade de levar o leitor à reflexão dentro de um determinado contexto. Enquetes diferenciam-se de pesquisas tanto pela metodologia utilizada quanto pelos objetivos, embora ambos exijam planejamento cuidadoso e seleção de instrumentos adequados para que se torne possível gerar resultados analisáveis e conclusivos.

A enquete tem uma vasta
abrangência e o leitor
pode dar opinião ao tema proposto

Numa enquete o contexto influencia a coleta de informação; a contextualização do instrumento de pesquisa e a elaboração do questionário são peças fundamentais para que a enquete produza resultados conclusivos.

As enquetes são amplamente utilizadas na internet, já que basta que o leitor dê um simples clique na opção que melhor corresponda a sua opinião. Então ao ver uma enquete no site, não deixe de participar, clicando na opção que mais favorece a sua opinião.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Marcelo Fernandes disse:

Interessante seu ponto de vista, porém é desanimador votar em uma enquete com opção “não sei”, uma pessoa que coloca opção não sei, ou vota em não sei não tem a minima coragem de atribuir informações há uma enquete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.050 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.