


Mecanismo funciona como uma espécie de convite para os leitores refletirem mais sobre um determinado assunto
Cristiano Almeida
Aluno de Jornalismo
É comum acessar sites de notícias, com espaço para o comentário, e lá no cantinho ter uma enquete sobre o mesmo tema sem que, no entanto, o leitor dê tanta importância a essa consulta.
No dicionário Aurélio, a definição do termo enquete é a seguinte: Conjunto de testemunhos ou pesquisas ordenadas por uma autoridade ou organizadas por um jornal, uma empresa comercial etc., com o fim de esclarecer uma questão de interesse geral.
Isso exposto, nota-se que o leitor do Jornal Matéria Prima (JMP) tem preferido manifestar-se a partir dos comentários do que responder à pergunta proposta na enquete.
Esse mecanismo tem vasta abrangência. Cada leitor pode dar opinião sobre o tema proposto, geralmente um assunto polêmico dentro do jornal. A enquete tem o poder de fazer uma sondagem sobre o que o leitor pensa acerca de determinado assunto. Mas no JMP isso parece ser pouco explorado.
Há muitas possibilidades para a falta de interesse do leitor em responder à enquete. Os temas propostos podem não chamar tanto a atenção ou mesmo o fato de o leitor poder detalhar o ponto de vista nos comentários estaria desestimulando a participação dele na enquete. Reponder “sim”, “não” ou “não sei” nem sempre se mostra suficiente para a defesa de um ponto de vista.
A enquete tem a finalidade de levar o leitor à reflexão dentro de um determinado contexto. Enquetes diferenciam-se de pesquisas tanto pela metodologia utilizada quanto pelos objetivos, embora ambos exijam planejamento cuidadoso e seleção de instrumentos adequados para que se torne possível gerar resultados analisáveis e conclusivos.
A enquete tem uma vasta
abrangência e o leitor
pode dar opinião ao tema proposto
Numa enquete o contexto influencia a coleta de informação; a contextualização do instrumento de pesquisa e a elaboração do questionário são peças fundamentais para que a enquete produza resultados conclusivos.
As enquetes são amplamente utilizadas na internet, já que basta que o leitor dê um simples clique na opção que melhor corresponda a sua opinião. Então ao ver uma enquete no site, não deixe de participar, clicando na opção que mais favorece a sua opinião.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.
Interessante seu ponto de vista, porém é desanimador votar em uma enquete com opção “não sei”, uma pessoa que coloca opção não sei, ou vota em não sei não tem a minima coragem de atribuir informações há uma enquete.