Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #448 - 05/09/2016

Diversidade religiosa é mira de ataques

As diferentes crenças e religiões sofrem com a problemática da propagação das práticas intolerantes contra os seguidores

Advaldo Filho
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
(Imagem/Pixabay)

(Imagem/Pixabay)

Na atualidade existem diferentes concepções em relação às crenças, doutrinas, mitologias e também as formas de pensamento na esfera do sobrenatural, divino, sagrado e até mesmo rituais e os códigos morais. Relacionado a isso surge à temática da diversidade religiosa, como algo de expressão que limita o ser humano quanto à realidade nos traços de riqueza e valor.

Na crença, o subgênero liberdade de religião e de opinião é considerado por muitos como um direito humano fundamental, por ventura disso essa liberdade inclui também o ato de não seguir nenhuma religião, ou mesmo, de não ter opinião sobre a existência ou não de Deus (ateísmo e agnosticismo). Sendo assim no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é adotada por 58 Estados de Nações Unidas, a liberdade de religião e opinião é definida como “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”. Mesmo com esse documento valorativo ainda existem práticas intolerantes pelo simples fato de cada um querer o seu espaço garantido.

Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião

Na religião ou na crença a busca por espaço, faz com que haja o aparecimento da ignorância, tornando-se cada vez mais frequente o ataque contra a religião e/ou crença do outro, onde a própria humanidade deixa de lado a ideia de que pode haver uma miscigenação religiosa.

Um fato que se expressa constantemente em todo mundo é a intolerância religiosa, onde diariamente milhares de pessoas são humilhadas, julgadas, discriminadas devido a sua profissão de fé. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012, pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), feita em 196 países, constatou-se que 75% dos atos de perseguição religiosa são contra os cristãos.

Vemos nos noticiários invasões e depredações a templos, imagens e objetos, tudo em nome da defesa do egocentrismo que faz com que a pessoa ou grupo pratiquem tal ato, acreditando que somente sua religião é verdadeira. Por ocasião disso surge o processo de guerra e até mesmo morte, tudo por falta de diálogo e entendimento sobre a religião e/ou crença alheia.

Para superar ou cercear as discriminações e práticas intolerantes das religiões e crenças, seria necessário à construção de formas de convivência, que reconheçam e assegurem o respeito à história, à identidade, ao desenvolvimento, à religiosidade e crença de cada pessoa, grupo social, povo e etnia. Sendo baseada na troca de conhecimento regado a promoção dos valores humanos.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Iraci Dias disse:

Apoiado chega disso tudo, cada um tem que se respeitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.