


A baixa procura pelos cursos que oferecem licenciatura é resultado da desvalorização da profissão de professor no Brasil
Amanda Zerede
Estudante de Jornalismo
Os baixos salários afastam professores qualificados
O salário do professor está em decadência e muito desvalorizado. Quando há procura pela docência, os recém-formados acabam se interessando mais em dar aulas no ensino superior, serem mestres e doutores para terem salários mais justos e valorizados. Consulta feita na escola Municipal Messias Barbosa Ferreira, Pré-escola Municipal Chapeuzinho Vermelho e Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, de Floresta (distante 25 km de Maringá) indica que é gratificante estar em sala de aula, mas os professores pedem aumento de salários, pois é preciso.
Só quem é professor sabe o quanto a profissão é trabalhosa e se o pagamento não for condizente, a classe perde interesse. Isso também sustenta a baixa procura pelos cursos com licenciatura nas universidades.
Segundo a coordenadora geral do Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Marta Moraes e em entrevista ao jornal O Globo, os valores não concordam com o investimento que a formação profissional exige e nem com a responsabilidade de ser professor. Além do piso salarial baixo, nem todos os professores recebem esse valor; muitas vezes recebem abaixo do piso, o que indigna ainda mais.
O professor é exposto à desvalorização. Isso afeta o desempenho em sala de aula
Outra questão é que em uma sociedade que gira em torno do dinheiro, ter um bom salário vai além da valorização, é necessidade. No ensino infantil a situação é ainda mais complicada, pois o orientador tem o papel de educar e ensinar a criança que passa a maior parte do dia ali.
De acordo com pesquisa publicada pela Veja, em 2014, o Brasil é um dos países com os menores salários para professores, à frente apenas da Indonésia. O professor é exposto à desvalorização. Isso afeta o desempenho em sala de aula, o que reflete diretamente nos alunos. Esse é um ponto de análise muito importante, pois professores não formam somente estudantes, formam também cidadãos. Quando os docentes se sentem bem naquilo que fazem, cativam e auxiliam ainda mais os alunos.
A educação não depende só de boa remuneração aos professores, no entanto, melhores salários atraem profissionais melhor capacitados e inspiram pessoas que gostam da área a seguirem carreira e não se desmotivarem pelo pagamento. A melhor saída para reverter o quadro de baixa procura pelas licenciaturas é a valorização da profissão com o aumento de salário.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.