Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #451 - 26/09/2016

Carpinteiro vivifica história de Maringá

Izaltino Machado, 86, relembra a época em que quase não havia construções em alvenaria e 95% das casas eram de madeira

Nilton dos Santos
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Izaltino Machado exibe algumas das homenagens que recebeu / Imagem Nilton dos Santos

Izaltino Machado exibe algumas das homenagens que recebeu
/ Imagem Nilton dos Santos

Nas paredes do apartamento na zona central, no condomínio que leva o próprio nome, quadros registram homenagens ao “carpinteirinho”, como é carinhosamente conhecido Izaltino Machado, 86, um dos mais antigos pioneiros de Maringá. Casado há 64 anos com Ercília de Oliveira Machado, está viúvo há mais de um ano. Com ela, teve três casais de filhos, 17 netos e 21 bisnetos.

Machado nunca saiu do país, nem teve o desejo, mesmo com convite de alguns dos netos que moram fora do Brasil. “Amo Maringá”, diz, aparentando satisfação.

“Posso passear por Maringá e sempre vai ter uma parte dele por ali”

Mineiro de Cachoeira de Minas, cidade localizada no sul do Estado de Minas Gerais, aos 15 anos e órfão de pais, ele resolveu vir para o Paraná, morar com o irmão mais velho que era carpinteiro, morador em Cambé (90 km de Maringá), tempo em que aprendeu a profissão.

Primeira casa de Maringá (Foto Arquivo CMNP)

Primeira casa de Maringá (Foto Arquivo CMNP)

Em 1946, iniciou a carreira de carpinteiro na Companhia Melhoramento Norte do Paraná (CMNP) e ajudou a construir a Capela Santa Cruz, Capela Nossa Senhora da Glória (atual Catedral) toda em madeira, a Estação Rodoviária Napoleão Moreira da Silva, o Hotel Bandeirantes, a Santa Casa de Misericórdia e a primeira casa de Maringá, totalmente desmontada e reconstruída nas dependências da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde se localiza o Museu da Bacia do Paraná.

Em 1949 iniciou as próprias construções, comprando terrenos, construindo casas e revendendo. “Nunca faltou serviço para carpinteiro nessa época. Havia muita madeira, principalmente a peroba, quase não tinha construções em alvenaria, 95% das casas eram de madeira.”

Bruna Trindade Machado, 19, estudante do 2º Ano de Arquitetura e Urbanismo, é neta de Machado. Ela recorda que desde pequena ouve o avô contar histórias da chegada a Maringá, de como era o processo do planejamento e construção da cidade. “Sempre amei ouvir essas histórias e ver as fotos que ele guarda até hoje com tanto carinho.”

Bruna diz que das histórias do avô e do envolvimento do pai dela com a construção civil, nasceu a forte influência na escolha da Arquitetura e Urbanismo como futura profissão: “Tenho muito orgulho, posso passear por Maringá e sempre vai ter uma parte dele [Izaltino] por ali, sabe? É muito legal e prazeroso poder estudar a respeito da história da cidade quando meu avô faz parte dessa história.”

Machado doou muitas ferramentas de trabalho ao Museu do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), à disposição dos visitantes, permanentemente fixadas na tulha de café. “Estamos à disposição para orientar nossos visitantes”, diz Carla Savaris, coordenadora do Museu Unicesumar.

Datas, nomes e histórias são contadas por Machado sem consultar nenhuma anotação; faz parte da memória do pioneiro, assim como o vigor físico invejável. Ele revela o segredo da saúde: “Eu nunca fui de beber e nem fumei. Jovens, se querem ter saúde, evitem beber e fumar.”

Serviço:
Para conhecer um pouco mais da história das primeiras casas de madeiras de Maringá, visite o Museu Unicesumar:

Carla Savaris – coordenadora

Telefone : 3027 6360- Ramal 1694

E-mail: carla.savaris@unicesumar.edu.br

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.