Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #450 - 19/09/2016

Aumenta a procura às viagens pelo Brasil

Com a atual crise, os brasileiros aproveitam mais pelo país por conta dos custos menores

Amanda Domingues
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Kariane Zafalon mergulhando durante a viagem a Natal-RN (Imagem/Arquivo Pessoal)

Kariane Zafalon mergulhando durante a viagem a Natal-RN (Imagem/Arquivo Pessoal)

Com a recente crise no país, o Brasil registrou aumento no número de viagens nacionais. Fatores como a alta do dólar e as agências de turismo que repassarem aos consumidores o imposto de 6% sobre viagens internacionais, de acordo com o Diário Oficial de março deste ano, foram cruciais no incremento das viagens pelo Brasil.

Ainda há aqueles que preferem organizar a própria viagem internacional para reduzir esses gastos, embora sejam a minoria. Com isso, o brasileiro tem viajado mais dentro do próprio país. A revista Veja publicou no ano passado um levantamento da agência Viajanet sobre as 10 cidades que estão entre os destinos mais procurados pelo brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teresina, Aracaju e Brasília.

As agências de turismo estão aproveitando a alta do dólar para fazer promoções de viagens nacionais com pacotes que incluem parte aérea, hotel e translados a custo reduzido, sendo bem atrativos para aqueles que querem viajar.

“O dólar está muito caro e não compensa mais viajar para fora do país”

Em conversa com o Jornal Matéria Prima, o estudante Rodrigo Beltram, de 23 anos, agente de viagem da Cesutour (agência de turismo em Maringá), explica como as agências foram impactadas pela alta do dólar. “As empresas que focavam nas viagens nacionais não sofreram tanto. Porém, as que focavam em viagens internacionais, essas quebraram. Em Maringá quebraram várias. Mas, não foi o caso da Cesutour, porque trabalhamos com o fluxo nacional.”

Para a operadora wimback of (planejamento), Patrícia Perbone, de 26 anos, , o Brasil é um país muito grande com vários cenários, diferentemente de outros países. Patrícia é apaixonada por praia e viajou recentemente ao Balneário de Piçarras (Santa Catarina), no Sul do país. “O dólar está muito caro e não compensa viajar para fora do país. Antigamente viajar para fora ficava mais barato do que viajar para o nordeste e norte do Brasil porque eram, e são, lugares muito requisitados. O custo-benefício compensa viajar dentro do país, onde há bastantes lugares bonitos. Santa Catarina é meu lugar favorito. Conheço Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Amazonas, mas Santa Catarina é encantador, por isso quis viajar dentro do país” diz ela.

A estudante Kariane Zafalon, 19 anos, do segundo ano de arquitetura do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), viajou recentemente para Natal, no Rio Grande do Norte. Ela conta que viajar é bom e dentro do país melhor ainda. “Acho que viagem vale a pena a qualquer hora desde que a pessoa tenha condições no momento. Dentro do país melhor ainda, pois conhecemos os diversos ramos da cultura brasileira. Cada região tem peculiaridades, como a culinária, gírias, sotaque etc. Além de ganho cultural, a viagem ajuda a movimentação econômica dentro do país.  Quando fui para Natal, tive uma experiência inesquecível. Com essa viagem pude ver um pouco da riqueza e beleza natural do Brasil e pretendo viajar para outros locais nacionais”, deseja estudante.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.