Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #450 - 19/09/2016

“A demanda é sempre maior do que o nosso alcance”

Ana Isabel Souza integra projeto Focinho Amigo, que resgata e cuida de cães e gatos abandonados em Maringá

Gian Ribeiro
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Foto de um dos animais resgatados

Foto de um dos animais resgatados

Ana Isabel Scremin de Souza, 25 anos, estudante de arquitetura e urbanismo, síndica, é uma das fundadoras do Focinho Amigo, projeto com pouco mais de um ano de existência, que busca proteger e conseguir novos donos para animais de rua.

Em entrevista ao Jornal Matéria Prima, ela explica como funciona e com quem conta para a realização desse trabalho voluntário.

1- Muitos gostam de animais, mas poucos se engajam em cuidar daqueles que são abandonados e estão sem lar. Onde e como surgiu esse projeto?Inicialmente éramos três amigas, eu, a Larissa Peron e a Lais Bonfim. Recentemente incluímos mais duas protetoras ao grupo: Patricia Sena e a Paula Adriana Lourenço. Somos todas voluntárias, amigas que se conheceram através da causa animal. Cada uma resgatava animais separadamente até o momento que decidimos unir forças para conseguir ajudar um número maior de animais.

2- O projeto trata de cães e gatos. Como é feito esse trabalho?
Nós resgatamos animais de rua, cuidamos, tratamos as doenças, quando é o caso, até estarem aptos para serem adotados. Vacinamos, castramos e então encaminhamos para adoção. Fazemos feira de adoção todos os sábados à tarde no Parque do Ingá, das 14h às 17h, onde liberamos vagas para a população também que abriga e resgata animais. Todos os animais doados são castrados ou com vale castração.

Decidimos unir forças para conseguir ajudar um número maior de animais

3- Para realizar esse trabalho vocês contam com ajuda de terceiros. Quem tem ajudado?
Uma senhora no bairro Higienópolis nos ajuda dando lar temporário para alguns dos nossos animais e contamos com doações esporádicas de pessoas que se solidarizam com algum caso específico.

4- As doações não são suficientes para deixar os animais aptos à adoção. O que mais vocês fazem para cobrir esses custos?
Para custear o tratamento, castrações, alimentação e vacinas de todos esses animais, realizamos eventos, como bazares de roupas e de acessórios e utilidades (novos e usados), todo segundo sábado do mês, também no Parque do Ingá. Além de bingos, rifas e vendemos produtos pet. Em média castramos 20 animais por mês e utilizamos 30 kg de ração por semana para cães e 15 kg para gatos. Hoje são 22 cães e 55 gatos.

5- Em todo projeto sempre há o que evoluir. O que vocês gostariam de alcançar ou melhorar?
Gostaríamos de conseguir um castra-móvel, uma caminha equipada e esterilizada onde desenvolveríamos um projeto com estudantes de Medicina Veterinária assistidos por veterinários para castrar os animais em todos os bairros e poder expandir isso para além do nosso município. Gostaríamos também de conseguir um espaço e estrutura suficiente para recolher mais animais. Por mais que consigamos ajudar alguns, a demanda é sempre maior do que nosso alcance.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

34.674 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

setembro 2016
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.