


Há duas décadas o colégio Regina Mundi promove diversão, inclusão social e ainda ajuda a comunidade durante o ano
Juliana Nicolini
Aluna de Jornalismo
Com uma linha de pensamento que visa a prática do bem, o Colégio Regina Mundi, localizado na Zona 2 de Maringá, região central da cidade, tem como objetivo principal não apenas a educação, mas também a aplicação da ajuda comunitária por parte dos alunos. Com base no lema: “Seja firme e inabalável na prática do bem”, a instituição de ensino realiza, há 20 anos, o que denominam “Regincana”, atividade extracurricular anual em que os estudantes, divididos em equipes de acordo com o ano escolar, podem participar completando diferentes tipos de provas, tais como de danças, organização de sala, reciclagem e até mesmo provas com valores solidários, que incluem doação de alimentos, de livros e até mesmo de sangue. Os alunos visitam entidades para que, assim, possam conhecer realidades além das que vivem.
Além de promover a ação social, a “Regincana” também visa a integração social entre alunos. De acordo com a coordenadora pedagógica do colégio, Telma Facci, a gincana está pouco relacionada a nota, mas associada valores. “Valores de interação, pois muitos alunos são tímidos e, com isso [Regincana], têm oportunidade de realizar atividades que exigem destreza, desempenho físico e, assim, podem mostrar outro lado aos colegas. A nota fica em terceiro plano, como incentivo apenas.”
É indescritível a alegria das pessoas ao receberem as doações
A gincana é particularmente muito popular entre os alunos, pois, além de se divertirem e conhecerem gente nova, sentem-se bem em ajudar ao próximo. A aluna do terceiro ano do ensino médio, Leticia Proença, 16, participa da gincana há quatro anos e afirma que, para ela a melhor prova que já realizou foi a coleta e entrega de alimentos para instituições carentes. É indescritível a alegria das pessoas ao receberem as doações, faz muita diferença na vida delas.”
Segundo a orientadora pedagógica e organizadora do evento, Cledis Amabile, 60, geralmente arrecada-se cerca de uma tonelada de alimento por equipe e essa quantia é doada a instituições que precisam. “Já houve equipes que arrecadaram 40 bolsas de sangue, o que é quase o dobro do que é normalmente arrecadado. Além disso, já tivemos equipes que juntaram 22 toneladas de papel para reciclagem. É muita coisa. É extremamente importante mantermos essa prova todos os anos para que, cada vez mais, os alunos tenham essa vivência e se familiarizem com outras realidades, talvez distantes das que vivem.”
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.