Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #447 - 29/08/2016

Regincana ensina solidariedade a alunos

Há duas décadas o colégio Regina Mundi promove diversão, inclusão social e ainda ajuda a comunidade durante o ano

Juliana Nicolini
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Com uma linha de pensamento que visa a prática do bem, o Colégio Regina Mundi, localizado na Zona 2 de Maringá, região central da cidade, tem como objetivo principal não apenas a educação, mas também a aplicação da ajuda comunitária por parte dos alunos. Com base no lema: “Seja firme e inabalável na prática do bem”, a instituição de ensino realiza, há 20 anos, o que  denominam “Regincana”, atividade extracurricular anual em que os estudantes, divididos em equipes de acordo com o ano escolar, podem participar completando diferentes tipos de provas, tais como de danças, organização de sala, reciclagem e até mesmo provas com valores solidários, que incluem doação de alimentos, de livros e até mesmo de sangue. Os alunos visitam entidades para que, assim, possam conhecer realidades além das que vivem.

Além de promover a ação social, a “Regincana” também visa a integração social entre alunos. De acordo com a coordenadora pedagógica do colégio, Telma Facci, a gincana está pouco relacionada a nota, mas associada  valores. “Valores de interação, pois muitos alunos são tímidos e, com isso [Regincana], têm oportunidade de realizar atividades que exigem destreza, desempenho físico e, assim,  podem mostrar outro lado aos colegas. A nota fica em terceiro plano, como incentivo apenas.”

 É indescritível a alegria das pessoas ao receberem as doações

A gincana é particularmente muito popular entre os alunos, pois, além de se divertirem e conhecerem gente nova, sentem-se bem em ajudar ao próximo. A aluna do terceiro ano do ensino médio, Leticia Proença, 16, participa da gincana há quatro anos e afirma que, para ela a melhor prova que já realizou foi a coleta e entrega de alimentos para instituições carentes. É indescritível a alegria das pessoas ao receberem as doações, faz muita diferença na vida delas.”

Segundo a orientadora pedagógica e organizadora do evento, Cledis Amabile, 60, geralmente arrecada-se cerca de uma tonelada de alimento por equipe e essa quantia é doada a instituições que precisam. “Já houve equipes que arrecadaram 40 bolsas de sangue, o que é quase o dobro do que é normalmente arrecadado. Além disso, já tivemos equipes que juntaram 22 toneladas de papel para reciclagem. É muita coisa. É extremamente importante mantermos essa prova todos os anos para que, cada vez mais, os alunos tenham essa vivência e se familiarizem com outras realidades, talvez distantes das que vivem.”

Equipe se reúne e comemora após ganhar Regincana novamente  (Imagem/ Arquivo Juliana Nicolini)

Equipe se reúne e comemora após ganhar Regincana novamente
(Imagem/ Arquivo Juliana Nicolini)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.452 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Devagar, devagar se vai longe

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2016
S T Q Q S S D
« jun   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.