Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #445 - 08/08/2016

Prática do JMP indica falta de comprometimento

Instrumento fundamental no curso de jornalismo, o jornal-laboratório deve ser produzido com dedicação

Ellen Caroline Corrêa
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
JMP

Edições anteriores do JMP produzidas pelos alunos do 2°ano
(Imagem/ Reprodução)

Os alunos do segundo ano de jornalismo do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) produzem semanalmente textos para o Jornal Matéria Prima (JMP). Nas produções, o aluno aprende na prática como é o ambiente da redação do jornal, torna-se pauteiro, repórter, redator, e tem reunião com o editor-chefe. Mas alguns problemas foram observados desde a primeira edição do jornal-laboratório publicada em 14 deste ano. Em 12 edições, cinco delas faltaram textos.

As produções do JMP são divididas em informativas e opinativas. Nas edições 433ª, 438ª, 442ª faltavam reportagens. Nas edições 436ª, 439ª e 442ª é possível perceber a falta da produção de bairros. E na edição 441ª faltava uma entrevista. Observando as edições anteriores, a impressão é que não existe real interesse de alguns alunos em realizar as atividades propostas, principalmente quando as produções são informativas. No segundo semestre do ano se quiserem, de fato, trilhar pelo jornalismo, precisam melhorar esses aspectos negativos.

As dificuldades de encontrar uma boa história e assuntos interessantes fazem parte dos desafios do jornalismo, por isso, é necessário sair da zona de conforto e não desistir. É preciso ter paixão pela profissão. Mais compromisso e menos desculpas. A realização dos textos propostos durante a faculdade é um exercício muito importante, é assim que o aluno adquire experiência.

É preciso ter paixão pela profissão. Mais compromisso e menos desculpas

O JMP é uma vitrine de textos, onde cada autor vai expondo o próprio desenvolvimento. Nela, é importante que o conteúdo apresentado seja atraente. Algumas edições pecaram com a falta do conteúdo proposto, já outras edições conseguiram apresentar todo conteúdo, como as edições 443ª e 444ª, que apresentaram assuntos diversos e muito interessantes.

De acordo com o jornalista, professor, pesquisador científico e consultor acadêmico José Marques de Melo o “jornal-laboratório constitui espaço essencial de ensino-aprendizagem para a formação de jornalistas na universidade”. O jornal realizado pela disciplina de Técnica de Reportagem é um laboratório onde se pode criar, experimentar, observar, transformar, errar, criticar, analisar e aprender. E todos os níveis nele apresentados são importantes para a formação do futuro profissional.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

João Victor Simião disse:

Ellen, eu iria além em suas críticas. Sempre que posso, acompanho o JMP. Pelo que vejo nas últimas edições, falta emoção nos textos. Leio as linhas e vejo as histórias sendo contadas como um mero relato, uma situação corriqueira, uma pautinha comum.

Não, não e não! Não deve ser assim. A função do JMP é mais do que isso: é contar histórias de maneira que os grandes veículos não contam. É experimentar formatos e maneiras que encantem o leitor e que valorizem o personagem. Aqui é o espaço para vocês, futuros repórteres, brincarem (de maneira séria, claro) com as narrativas do jornalismo.

O JPM é uma vitrine para outros veículos. Quem aproveitar este espaço – ai que saudades de escrever aqui! – vai sair na frente.

Aos que já sabem disso, parabéns. Aos que ainda não sabiam: é hora de correr atrás do prejuízo.
Sempre há uma boa história esperando para ser contada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada por gatos e café, amante da escrita, procurando histórias para contar.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2016
S T Q Q S S D
« jun   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.