Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #445 - 08/08/2016

“Para mim, unção não é um botão de liga-desliga”

Francisco de Assis Cassimiro Junior é músico e missionário pela Renovação Carismática Católica

Janaina Teixeira
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Juninho Cassimiro, cantando no Congresso Estadual em Maringá

Juninho Cassimiro, cantando no Congresso Estadual em Maringá

Na edícula do salão de eventos Mont Serrah (região sudoeste de Maringá), de frente para uma piscina e com um sol escaldante Francisco de Assis Cassimiro Junior, 36, casado e pai de uma menina, recebeu o Jornal Matéria Prima, para um uma bate-papo muito agradável.

O missionário falou de sonhos, dos desafios de ser o coordenador nacional do Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica(RCC), explicou também como concilia ser pai e marido com as obrigações que a missão lhe designa.

A conversa foi engraçada e longa, tanto que os fãs que o aguardavam foram obrigados a esperar até o fim da entrevista. Juninho Cassimiro mora em Osasco (SP), escreveu o livro “Aos Moldes de Maria’, e compôs um único álbum “Te amar”.

Quais as funções do coordenador nacional do Ministério de Música e Artes (MMA)?
O grande desafio é pelo fato de ser nacional, é tornar o Brasil todo mais uniforme, ou seja, a mensagem e a formação ser uma só em todo o país. Para isso, há um direcionamento geral. Para que tudo ocorra bem, é preciso uma vida de oração, ouvir a Deus, buscar na Bíblia, sentir o que é necessário para este tempo e articular essa formação a nível nacional. Hoje, seguimos o que escrevi no livro “Aos moldes de Maria”, que se espalha por todo o país e até mesmo em outros ministérios. O coordenador nacional precisa fazer que em todos os lugares, claro, cada um na sua realidade própria, sigam as mesma ordens.

O que é preciso para ser um cantor missionário hoje?
É preciso ter dom, ter talento. Isso vale de modo geral, seja lá o segmento que for seguir. Para ser um cantor e ser musico, precisa de muito mais que apenas gostar disso. É preciso praticar, ter humildade para aprender novas técnicas e, claro, ser bem afinado. Para os cristãos que pensam em ser músicos, é preciso de unção. Para mim, unção não é um botão de liga-desliga, “agora estou ungido… agora vou desligar a unção”. A música é resultado de uma vida, é preciso ter coragem e com unção ir além do esperado, tocar aos corações com as canções. Ter um relacionamento com Deus, buscar pela santidade, viver o que a Igreja nos pede. A música é simplesmente um veículo daquilo que levamos e que temos nos corações.

Você encontra dificuldades em ser cantor católico?
Ser músico nesse mundo de hoje tem duas diferenças. Penso que não tem uma música de Deus e uma música do diabo. Existe a música, e ela é dom de Deus dado a todos. A diferença é o que se faz com a música e o que se planta daquilo, que irá ser direcionado diretamente ao coração de quem executa. Tenho a intenção de usar a música para anunciar o bem a partir daquilo que conheci de Cristo. Anuncio o amor de Cristo pela minha música, porque eu acredito nisso. O grande desafio é alcançar o coração das pessoas que não acreditam, que não conhecem Jesus. Por exemplo, existe um cantor católico chamado Eugênio Jorge [missionário da comunidade Canção Nova]. Ele era cantor de uma escola de samba. Um dia, passando por uma rua próxima do local do ensaio da escola, estava acontecendo um ensaio de um grupo musical católico. Ele parou para ouvir. Aquela canção o  atraiu e dali em diante, ele se converteu pela canção. Por isso, acredito muito no poder da música, não sinto a dificuldade em ser missionário músico e cristão, mas vejo que alguns como usam a música para “estragar” o mundo.

Além de cantor e compositor, você também é escritor. Existem mais planos para o futuro?
Tenho sim alguns planos, hoje são mais sonhos, na verdade. Sinceramente não me considero um escritor, porque tive grandes dificuldades de escrever, mesmo que o desafio tenha gerado alegrias. Sonho escrever algo sobre espiritualidade, coisas que vivo, experimento e acredito.     

A música é resultado de uma vida, é preciso ter coragem e com unção ir além do esperado, tocar aos corações com as canções

Qual a principal mensagem que você pretende passar sendo um missionário?Falo de um Deus que creio. Quero através de cada canção que Deus alcance, sustente, de perseverança na vida das pessoas, quero ajudar nas dificuldades, pois sei que em muitos momentos minhas canções são usadas com oração. A principal mensagem é levar a graça do Espírito Santo ao coração que ouve e que nem sempre está aberto para a graça, mas está querendo ouvir Deus.

Você é casado e agora também é pai. Como concilia todos os compromissos missionários com a rotina da família?
Sou casado há quase três anos e em janeiro [deste ano] nasceu minha primeira filha, a Isabela. Desde pequeno meu pai ensinou que não podemos ser luz de Cristo se não somos em casa. Se isso ocorrer, preciso parar para pensar melhor no que estou fazendo da minha vida. Escolhi ser casado e ser pai, aceitei ser coordenador. Então preciso dar conta de tudo, quero estar junto quando a Isa der os primeiros passos, quero ouvi-la dizer “papai”. Com isso, quando preciso viajar, que precise ficar mais de cinco dias fora, eu as levo comigo, quero estar o máximo de tempo possível. Minha casa é a primeira igreja que preciso evangelizar, se não estou evangelizando minha mulher e minha filha não posso sair para evangelizar por ai. Não é fácil, mas também não é impossível.

Discussão e comentários »

4 comentários | Deixe seu comentário

Patricia Trautwein disse:

Grande Juninho!! Muito Humilde, verdadeiro instrumento nas mãos de Deus!!

Samara Marasca disse:

Muito bom! Juninho Cassimiro, um homem ungido e que inspira muita a gente, exemplo de pessoa, de marido e família! Parabéns pela matéria!

Débora disse:

Belas palavras do Juninho. Precisamos de mais músicos que levam a mensagem de Cristo através da música.

Guilherme Tonsic disse:

Sem dúvidas, um cantor cheio de unção de Deus e que transmite a palavra de Deus de uma maneira inexplicável através de suas músicas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.155 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.