Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #447 - 29/08/2016

Carência de divulgação mantém leitor distante

Embora os textos publicados pelo Jornal Matéria Prima sejam bons, poucos alunos se preocupam em divulgá-los

Kamilla Yohanna
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Página do Jornal Matéria Prima na rede social no Facebook (Imagem/ reprodução)

Página do Jornal Matéria Prima na rede social no Facebook
(Imagem/ reprodução)

Semanalmente o Jornal Matéria Prima (JMP) publica textos opinativos e informativos, feitos por alunos de jornalismo, que pretendem aprender, praticar, melhorar a escrita e as técnicas de reportagem. Esse tipo de exercício oferecido pelo jornal serve também para iniciar a carreira de cada um, mostrando, por meio dos textos, uma parte do jornalista que será no futuro.

O problema é que já se passaram diversas edições e muitos alunos ainda não divulgaram os trabalhos realizados. Isso demostra falta de vontade e desinteresse que a maioria tem em promover, tanto os textos produzidos por eles mesmos quanto o jornal como um todo.

Até o fim do primeiro semestre deste ano a maior parte dos textos dificilmente apresentou erros ou falta de estrutura, pelo contrário, são textos bem escritos, carregados de informação, cultura e opinião, produzidos maioria das vezes com esforço e dedicação. Porém, pouquíssimos textos recebem o devido reconhecimento e retorno do leitor.

Esse fato deve-se à falta de divulgação, que também deveria fazer parte da atividade dos alunos, para ampliar os leitores e evidenciar as ideias e habilidades de quem escreve.

Nada adianta escrever
um bom texto, se não
houver alguém para ler

Existem algumas estratégias disponíveis na internet e simples para disseminar os textos. O próprio jornal fornece uma ferramenta chamada “tags”, que destaca palavras-chave em um texto, possibilitando que mais leitores o localizem. É um procedimento simples em que os alunos precisam escolher e digitar algumas palavras no campo “tags” na hora da publicação. Os poucos alunos que desfrutaram disso tiveram retorno dos leitores e, consequentemente, avaliação dos textos.

As redes sociais também servem como auxílio de divulgação do JMP, principalmente o Facebook, no qual foi criada uma página com informações do jornal. Mas o meio é pouco explorado, com poucas publicações informando quando há uma nova edição. O ideal seria que os alunos administrassem e alimentassem semanalmente a página, postando conteúdos atrativos, como links de reportagens, fotos, reproduzirem a enquete do jornal e até criar outras.    É uma maneira simples e pode ser efetiva, já que a rede social atinge desde os adolescentes até os mais velhos, ou seja, o texto tem grande probabilidade de atingir o público alvo.

Contudo, seria plausível que os alunos admitissem a importância em promover a atividade que realizam e reconhecer a notoriedade e oportunidade que o jornal proporciona para a carreira profissional de cada um. É por meio do reconhecimento e retorno dos textos que saberão o quão o trabalho foi aceito ou não. Portanto, divulguem os textos, a essência do escritor está em ter leitores.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.234 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

agosto 2016
S T Q Q S S D
« jun   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.