Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #447 - 29/08/2016

A falta de internet é um prejuízo à educação

Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) pode ter conexões interrompidas já a partir desta semana

Maynara Guapo
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
A UEM pode ser uma das universidades do Paraná prejudicadas  (Imagem/ Celso Dutra)

A UEM pode ser uma das universidades do Paraná prejudicadas (Imagem/ Celso Dutra)

Por falta de recursos financeiros, universidades e  centros de pesquisa podem ficar sem internet  de alta velocidade a partir desta semana.  A rede é usada em conferências e seminários entre cientistas, pesquisadores e comunidades acadêmicas, entre as quais  está a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o hospital  escola da mesma instituição.

O número do recurso é significante.  São R$ 136  milhões no orçamento e não há mais dinheiro  em caixa  para manter toda essa estrutura de  internet. Segundo o portal de notícias G1, o dinheiro  deveria ter sido  repassado pelo  Ministério da  Ciência, Tecnologia, Inovações  e Comunicações  para  à Rede Nacional de  Pesquisa (RNP), responsável pelo fornecimento de internet  a 739 instituições espalhadas pelo país. Ainda, segundo informações divulgadas pelo G1, os ministérios  garantiram que o pagamento vai ser feito,  mas sem data prevista.

Os recursos tomam rumos diferentes.  Apesar de mais altos, investimentos em educação ainda são mal distribuídos, aponta  a Organização  para  a Cooperação  e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os recursos tomam rumos diferentes. Apesar  de mais altos, são mal distribuídos

A RNP  e  a Rede  Universitária  de Telemedicina  (Rute ) ligam conhecimentos entre cientistas em todo o Brasil.   A  Rede Rute  tem 122 unidades  e cerca de  60 grupos de Interesse Especial  compostos por profissionais da saúde que conduzem projetos colaborativos em pesquisa, inovação, gestão , educação  e assistência.

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é ligado  à  Rede Rute.  A falta de verba  atrasa o progresso da ciência,  no caso  do HUM, ciência voltada à área da saúde.

Num país  em que  a carga tributária  é altíssima e pouco se gasta em pesquisa,  capacitação e formação  de recursos humanos, é preciso mais  fiscalização  no repasse de verbas, mais acompanhamento  que justifiquem  alterações  já estabelecidas  nesses segmentos.  A  internet é uma ferramenta estratégica para buscar  inovação e  diferencial competitivo para  a gestão hospitalar.

É primordial  fazer uso  da conexão  entre várias  tecnologias e, posteriormente, entre a tecnologia e as pessoas. A esse processo, definido como “Internet Industrial”,  é usado  no mundo  para atender pacientes  e dedicar mais tempo a eles do que gerenciar  as  tecnologias. A medicina  tem evoluído constantemente nos últimos anos, mas ainda enfrenta  desafios com orçamentos reduzidos.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Eu não escolhi o Jornalismo. O Jornalismo me escolheu.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2016
S T Q Q S S D
« jun   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.