Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #441 - 06/06/2016

Recanto leva esperança a famílias desde 1970

A instituição “Somos Todos Irmãos” trabalha há 46 anos para reestabelecer pessoas em estado de vulnerabilidade social

Monique Manganaro
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
A instituição busca ajudar famílias de maneira integral (Imagem/ Letícia Tristão)

A instituição busca ajudar famílias de maneira integral (Imagem/ Letícia Tristão)

Há 46 anos trabalhando em benefício da reestruturação e reintegração social de famílias carentes, O Recanto Espírita “Somos Todos Irmãos” (Resti), que começou os trabalhos como creche, encontra-se, desde o início, instalado no Jardim Aclimação (região leste de Maringá). Ajudada por diversos voluntários e gerida pela Associação Espírita de Maringá (Amem), a entidade recebeu reconhecimento de utilidade pública federal em 1998.

Com um trabalho embasado no bem estar da comunidade da qual faz parte, o recanto conta com a colaboração de Maria Ancila Pasqualin Palmieri, voluntária ali há, pelo menos, 38 anos. “A gente sai daqui de alma renovada. É por amor mesmo que a gente faz, pela alegria que isso dá em nosso coração. A gente vê que as pessoas melhoram”, enfatiza.  Ela participa do projeto Gerônimo Mendonça, que ampara famílias em estado de vulnerabilidade e, por meio de palestras e conteúdo informativo – além de distribuição de cestas básicas -, pretende ressocializá-las.

De acordo com a presidente do recanto, Ana Maria Kelmer, outras duas frentes fazem parte do trabalho desenvolvido pela associação. A primeira atende e auxilia dependentes químicos, muitas vezes, integrantes das famílias já amparadas pela entidade. A outra competência é dar suporte e acolher crianças no período em que não estejam estudando, para que não fiquem expostas a situações de risco.

O recanto promove trabalho embasado no bem estar da comunidade à qual faz parte

Atendida pelo recanto e agora funcionária Zilda Salu de Souza, de 47 anos, é moradora do Jardim Aclimação e relata que a entidade foi muito importante na vida dela. Zilda, que teve as duas filhas “criadas pelo recanto”, hoje é cozinheira da instituição e vê neta e sobrinhos também crescerem ali. “A gente precisa trabalhar. Então, ter um lugar onde eles [filhos] fiquem, é bom para a mãe. Você pode deixar seu filho, despreocupado, em um lugar como esse”, esclarece ela.

A psicóloga Thais Franco Pereira desenvolve trabalho no recanto e ressalta a relevância de atividades, como as oferecidas pela entidade, para o crescimento e progresso de crianças desprotegidas e expostas à vulnerabilidade. “A gente percebe a redução da agressividade, a melhora no comportamento. Percebe que a criança consegue expressar melhor as emoções, os sentimentos.” Ela também evidencia que as ações desenvolvidas pelo recanto com as crianças e adolescentes ainda incluem as famílias. “O intuito é olhar para esse indivíduo de uma forma integral. Então, [é pensar] o que eu posso fazer por essa família?”, salienta a psicóloga.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.239 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

junho 2016
S T Q Q S S D
« mai   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.