Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #441 - 06/06/2016

Mercado valoriza o intercâmbio, diz especialista

Para a psicóloga Audrey Azevedo, a experiência acumula aprendizado e cultura, muito valorizados por grandes empresa

Amanda Gomes
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Fazer um intercâmbio agrega, além de experiências pessoais e culturais, uma vantagem em relação aos outros profissionais que buscam espaço no mercado de trabalho. Segundo a psicóloga Audrey Azevedo, pós-graduada em gestão de pessoas, a maioria dos que já viveram essa experiência tem visão diferenciada e atua de maneira mais madura quanto aos relacionamentos interpessoais. “Essas são características muito procuradas atualmente por grandes empresas e são consideradas um diferencial dentro do mercado de trabalho”, afirma Audrey, que atuou no recrutamento e seleção de candidatos em empresas multinacionais.

O intercâmbio também permite que os recrutadores tenham mais expectativas em relação ao desempenho de quem já viveu essa experiência. “Em uma entrevista de emprego, quando temos um candidato que já realizou intercâmbio, esperamos encontrar um profissional com energia, visão estratégica e que não se acomoda”, ressaltou Audrey.

Viver em outro país exige coragem, flexibilidade e facilidade de adaptação.

Isso tudo não acontece apenas pela experiência em si, e sim por ter a decisão de vivê-la. Viver em outro país, com dialeto, cultura e relações interpessoais diferentes daquelas que estamos acostumados, exige do intercambista coragem, flexibilidade, curiosidade e facilidade de adaptação.

Para aqueles que se enquadram nessas características e alimentam o sonho de viver uma experiência como essa, existem diversos destinos e formas de realizar isso. Géssica Estevão é consultora da empresa World Study, de Maringá, responsável por programas de intercâmbio. A profissional destaca as possibilidades que esses programas oferecem. “Existe um público que busca apenas estudar fora, mas atualmente, a maioria tem procurado oportunidades de trabalhar no exterior”, e acrescenta: “Para trabalhar, é necessário que o futuro intercambista faça cursos para aprimoramento do idioma”.

Sobre os destinos, o diretor da empresa World Study, Fabiano Pimentel, destacou que o Canadá, Irlanda e Malta são os países mais procurados. “Dentre as possibilidades de intercâmbio, existem programas que duram de dois meses até dois anos e variam dependendo da idade do intercambista”, afirma.

Audrey (de blusa rosa) com família que a recebeu nos EUA (Imagem/Arquivo pessoal)

Audrey (de blusa rosa) com família que a recebeu nos EUA (Imagem/Arquivo pessoal)

“Para aqueles que acham que é muito difícil, digo que mais difícil é se imaginar chegando no fim da vida sem ter vivido além do básico. Essa experiência é individual, rica e fica para sempre. Hoje sei que o mundo não se resume apenas ao meu, descobri novas formas de ver e viver”, disse Audrey, que além de profissional da área de recursos humanos, já viveu a experiência do intercâmbio.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.208 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

junho 2016
S T Q Q S S D
« mai   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.