Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #442 - 13/06/2016

Islamofobia: intolerância que ninguém vê

Em decorrência dos ataques terroristas de grupos radicais, o povo muçulmano sofre com o anti-islamismo no ocidente

Gabriela Maia
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

O islamismo é a terceira religião monoteísta, revelada após o judaísmo e o cristianismo. Segundo a tradição, a palavra foi transmitida pelo arcanjo Gabriel ao profeta Maomé, nascido em 570 de nossa era, em Meca. Essa revelação encontra-se no Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Um dos pilares da fé islâmica é a jihad, conceito muito controvertido. No islã, jihad significa “esforço” ou “luta contra si mesmo para se aperfeiçoar e propagar a fé islâmica”.

Durante a época áurea da Al-Qaeda, entre 1998 e 2003, uma minoria fundamentalista passou a atribuir uma conotação belicosa para a jihad. Essa conotação é insistentemente confirmada pela mídia ocidental. Porém, setores importantes do mundo muçulmano, como a OCI (Organização da Conferência Islâmica), a Liga Árabe e a Universidade de Al-Azhar, do Cairo, reprovam essa interpretação, já que trai princípios do islã.

A maioria vê o islamismo como um todo monolítico. Todavia, com a hégira, em 657 da era cristã, os muçulmanos se dividiram em três grupos: xiitas (cerca de 10%), alauitas (menos de 1%) e os sunitas (quase 90%). Estes últimos dividiram-se, ainda, em hanafitas, malequitas, chafeítas e hanbalitas. Dentro do hanbalismo surgiu o wahhabismo, movimento ultraconservador e fundamentalista, que inspira grupos como a Al-Qaeda, Boko Haram e Estado Islâmico.

A islamofobia no ocidente tem raízes profundas, desde as batalhas cristãs, como a de Poitiers (732), a Reconquista conduzida pelos reis católicos (1492) e as Cruzadas. Todavia, a partir dos ataques de 11 de setembro em Nova York, esse movimento anti-islamismo cresceu ainda mais. Os ataques terroristas contribuíram para que se formulasse uma imagem de um islã violento e bárbaro. Manifestações de ódio contra os fiéis, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, são cada vez mais frequentes. De acordo com levantamento feito pela revista Time, um terço dos americanos acha que seguidores do islã não deveriam ter o direito de concorrer à presidência e 28% são contra a presença de um muçulmano na Suprema Corte.

Na França, muitos fiéis estão deixando de usar o véu e a barba com medo de serem agredidos e confundidos com terroristas nas ruas. Além, é claro, da polêmica proibição do uso do véu nas escolas, que causou a expulsão das alunas que se recusaram a tirá-lo. Em toda a Europa, mesquitas são depredadas e muçulmanos são agredidos. Nos Estados Unidos, Donald Trump, candidato republicano à presidência, defendeu fechar mesquitas. Em todo o mundo, o povo muçulmano paga pelo terror e pelos crimes de uma minoria insana, com uma visão totalmente distorcida e radical da fé islâmica.

Em todo o mundo, o povo muçulmano paga pelos crimes de uma minoria insana

Os meios de comunicação são responsáveis por consumarem a islamofobia, ao associarem a imagem dos muçulmanos com o terror e como uma ameaça ao ocidente. A cobertura midiática deve ser representativa e cuidadosa, já que a hostilidade com o islã está intimamente ligada ao modo como a mídia o retrata.

Os muçulmanos são as primeiras vítimas do fundamentalismo (Imagem/Pixabay/Domínio Público)

Os muçulmanos são as primeiras vítimas do fundamentalismo
(Imagem/Pixabay/Domínio Público)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

junho 2016
S T Q Q S S D
« mai   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.