Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Esporte | Edição #444 - 27/06/2016

Cultura boa é a que educa e respeita

Jornal que defende o rodeio como esporte está fazendo, na realidade, apologia aos maus tratos contra os animais

Gian Ribeiro
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
A violência nas manobras e performances dos peões é real Imagem/Pixabay

A violência nas manobras e performances dos peões é real
Imagem/Pixabay

O rodeio é mais uma das culturas importadas dos Estados Unidos da América (EUA). Um “esporte” muito utilizado no interior dos Estados brasileiros. Existem diversas modalidades, como montaria, laço e “derrubar boi na unha”. Uma festa que movimenta muito dinheiro, muita bebida, música sertaneja e animais que se ferem e, algumas vezes, acabam sendo mortos pela crueldade.

Na edição 442º do Jornal Matéria Prima, foi publicado o artigo “A irracionalidade de condenar o rodeio”, que defende a atividade como esporte e cita os cuidados que envolvem os animais dentro de tal prática. Mesmo que haja cuidados com os animais, a violência utilizada nas manobras e performances dos peões é real, o que torna o rodeio um esporte cruel.

Segundo a World Animal Protection Brasil (entidade mundial que busca a proteção e a valorização dos animais), o som extremamente alto, o espetáculo pirotécnico, o barulho vindo da arquibancada, a grande movimentação humana e ruídos dos diversos animais que ali estão podem provocar alto nível de estresse em cavalos, touros, bezerros, garrotes e ovinos. E esse estresse pode ocasionar reações contrárias ao comportamento habitual de cada espécie.

O uso de utensílios de tortura e a espora mostram a crueldade envolvida nessa atividade

O fato é que o uso de utensílios de tortura, como o sedém (espécie de cinto amarrado na virilha do boi) e a espora mostram a crueldade envolvida nessa atividade, que alegra humanos em detrimento dos animais.

Esses eventos só resistem porque estão ligados à indústria fonográfica sertaneja, muito forte, pois se dependesse somente da prática do esporte para terem público não se pagariam. Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no último dia 10 deste mês, a frequência nesses eventos tem diminuído bastante.

Outra situação tratada pelo jornal paulista é que muitos rodeios têm encontrado barreiras judiciais, pelo fato de algumas ONGs terem encontrado uma brecha na lei. Essas organizações usam um decreto de 1995, do ex-governador Mário Covas (1930-2001), que veta eventos do gênero em perímetros urbanos das cidades, pois muitos moradores dessas regiões reclamam da sujeira, inconvenientes por causa de bebida e o barulho demasiado de quem necessita acordar no dia seguinte para trabalhar.

É preciso que o Jornal Matéria Prima tenha cuidado ao publicar textos como esse, que fazem apologia a maus tratos de animais. E que os adeptos do esporte adotem o respeito aos animais e as pessoas que moram circunvizinhas nos locais de realização do evento, pois cultura boa é aquela que educa, alegra e respeita os envolvidos, direta ou indiretamente.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.442 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

junho 2016
S T Q Q S S D
« mai   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.