Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #444 - 27/06/2016

“Cantar com o Luan foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida”

Sofia Oliveira, 16 anos, atinge milhões de visualizações nos vídeos em que aparece fazendo covers e em canções autorais

Amanda Domingues
Estudante de Jornalismo

Comentários
 

Com voz de mulher, mas jeitinho de menina, Sofia Oliveira, a curitibana de apenas 16 anos, adora cantar. Toca violão desde os 9 anos, a paixão dela é a música e adora compartilhar isso com o público. A jovem cantora faz covers na internet e já cantou com grandes artistas, como Luan Santana, no programa Legendários (Record).

Já existiam os cup songs na internet e eu pensei em fazer com músicas brasileiras

Tem uma bela voz que se soma ao dom para compor e tocar. Alguns dos vídeos mais famosos de Sofia são versões para os sucessos “Escreve Aí” (Luan Santana), “Mulher” (Projota) e “Me Namora” (Natiruts), além de uma criativa resposta para “Vai Vendo”, de Lucas Lucco.

Hoje, ela atinge milhões de visualizações nos vídeos em que aparece fazendo covers e em canções autorais. Já são mais de 75 milhões de visualizações no YouTube, 4 milhões de fãs no Facebook e mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram. A maioria do público dela é formada por adolescentes e jovens que ficam encantados tanto pela voz quanto pela simpatia e beleza de Sofia.

Entre os ídolos da garota, estão nomes como Justin Bieber e Miley Cyrus. “Eu assistia muito ‘Hannah Montana’ [seriado da Disney protagonizado por Miley] e foi por causa dela que quis aprender a tocar”, lembra.

Sofia canta desde criança e pretende seguir a carreira (Imagem/Arquivo pessoal)

Sofia canta desde criança e pretende seguir a carreira
(Imagem/Arquivo pessoal)

Numa conversa cheia de simpatia, por telefone, Sofia falou ao Jornal Matéria Prima sobre planos para o futuro e como é que faz desde a preparação até a finalização de vídeos que publica na internet.

Além de mandar muito bem cantando, você também toca alguns instrumentos, como violão e teclado. Deseja aprender outros instrumentos musicais?
Na verdade não, vou continuar com teclado e violão. Pretendo aprender um pouco mais de teclado ainda. Então, só os dois mesmo.

Você gravou a música “Escreve Aí”, do Luan Santana e a gravação fez maior sucesso, tanto que você foi ao programa Legendários cantar com o próprio Luan. O que você sentiu naquele momento?
Ah, eu meio que fiquei surpresa sim, porque eu não sabia que ia cantar com ele. Achei que ia só vê-lo e cantar sozinha. Nossa, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, porque eu sempre fui muito fã e me senti ali, representando todas as fãs do Luan, fiquei muito feliz.

Você se tornou uma cantora reconhecida e o que ficou diferente na sua vida depois de tudo isso?
Eu tenho bastantes compromissos agora, bem mais do que eu tinha antes. Tenho que pegar um tempo para me dedicar mais a musica, ao meu trabalho e sou mais reconhecida nas ruas.

Como começou essa ideia de ter um canal no YouTube e postar vídeos cantando?
Eu sempre cantei, mas sempre fui muito tímida e ficava meio assim de postar, daí meus amigos ficavam me falando para postar e comecei a postar no Facebook. Pelos comentários positivos resolvi criar um canal no YouTube também, aí foi crescendo cada vez mais.

Você tem músicas autorais. Pretende gravar outras?
Sim, eu vou gravar outras musicas no começo do ano que vem. Vou lançar um EP, com single e tudo. Tem bastante novidade vindo.

De onde veio a ideia de fazer os cup songs com as músicas mais populares de hoje e como você prepara desde as batidas até a gravação?
Já existiam os cup songs na internet e eu pensei em fazer com músicas brasileiras. Pensei em músicas fáceis de fazer e bem conhecidas. Eu mesma faço as batidas, demoro um dia, mais ou menos, para criar. O problema é a demora de semanas para treinar e fazer certinho.  Tenho que treinar bastante para na hora que for gravar, não errar nenhuma vez.  Mas mesmo assim erro bastante e tenho que gravar várias vezes. O ultimo eu gravei mais de 60 vezes para acertar tudo.

Você fez a resposta da música “Vai Vendo”, do Lucas Lucco, que teve o maior sucesso. O próprio Lucas postou o vídeo elogiando. De onde surgiu essa ideia?
Eu sempre gostei da música, mas sempre pensava que era muito machista e deveria ter alguém para dar o troco a ele. Pensei em fazer uma resposta feminina para música. Fiquei vendo o que achava de errado e escrevendo, aí deu uma resposta e decidi gravar.

Você está no colégio, uma época de tomar decisões para o futuro. Você deseja seguir somente a carreira de cantora ou tem outra profissão em mente?
Ah eu quero seguir carreira de cantora mesmo, porque sempre foi meu sonho, então, já estou decidida.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.124 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.