


Centro esportivo do Jardim São Silvestre é o maior de Maringá e chega a atender 500 pessoas diariamente
Natalia Sanches
Aluna de Jornalismo
O centro esportivo do Jardim São Silvestre, na zona leste de Maringá, está sempre de “casa cheia”. Aberto para toda a comunidade, os moradores do bairro sabem como usar as atividades que são oferecidas pelos professores.
A hidroginástica para idosos chega a ter 100 alunos por aula
(Imagem/ Natália Sanches)
Maringá conta com 12 centros esportivos, mas o do São Silvestre é o maior deles, com 18 mil metros quadrados. Quem não conhece, não imagina as atividades oferecidas para todas as idades: de hidroginástica, pilates, natação e escalada a slackline, judô, futsal e atividades circenses. O professor de educação física Fernando Henrique Borba, que dá aulas de natação e ginástica no centro, conta que a atividade a mais procurada é a hidroginástica, oferecida para idosos. Chega a ter 100 alunos por aula, do total de 500 pessoas que passam diariamente pelo centro esportivo.
Os centros esportivos são importantes porque oferecem benefícios também à saúde
“Muita gente não vem para o centro esportivo, não conhece as atividades, achando que é um serviço público e o professor não se desempenha, mas pode ter certeza que as aulas aqui são iguais às de um clube particular”, afirma o coordenador do centro esportivo, Otair Kleber da Silva.
Além de ajudarem no desenvolvimento de atividades de lazer para a comunidade, os centros esportivos em Maringá são importantes porque oferecem benefícios também à saúde dos usuários. A prática esportiva previne o risco do sedentarismo que, entre idosos e crianças e adolescentes, é bem maior.
A jornalista Giovanna Cardoso, 38, mãe de duas crianças que frequentam o centro esportivo do São Silvestre, afirma que percebeu a diferença de desempenho deles em tudo. “Eles ficam mais concentrados, as brincadeiras ficaram mais criativas, fora que dá uma canseira e os dois dormem muito melhor.” Os filhos Daniel, 7, e Bruno, 5, começaram a fazer ginástica há dois meses.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.