Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #437 - 09/05/2016

Malha aérea reflete progresso de Maringá

Aumento do número de passageiros que embarcam no aeroporto e o recebimento de mercadorias são benefícios para a cidade

Randy Fusieger
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Diariamente, cerca de 2.000 pessoas passam pelo aeroporto ( Imagem/Lucas Polippo)

Diariamente, cerca de 2.000 pessoas passam pelo aeroporto
( Imagem/Lucas Polippo)

O Aeroporto Regional Sílvio Name Junior, de Maringá, é responsável por colocar o município no importante cenário das malhas aéreas estaduais e nacionais. O terminal é responsável pelo embarque e desembarque de passageiros que utilizam voos comerciais para se locomoverem aos mais diversos destinos. Inaugurado em 16 de setembro de 2000, o aeroporto recebe diariamente um fluxo médio de 2.000 pessoas e vem registrando gradativo aumento na circulação de passageiros.

De janeiro a agosto de 2014, o movimento aumentou 5% na comparação ao mesmo período em 2013, saltando de 529.746 para 557.952 usuários. No mesmo ano, recebeu o parecer favorável do Ministério da Aviação Civil para a construção do Centro Regional de Cargas, responsável por abrigar as mercadorias em um terreno de 720 hectares, doado pela prefeitura.

O terminal de embarque de passageiros conta com área total de 4.094,09 m² e a pista de pousos e decolagens tem dimensão total de 2.100 m. Para o superintendente do aeroporto, Fernando Camargo, o aumento do número de passageiros é observado com uma visão positiva. “Mesmo com o atual cenário econômico brasileiro, o aeroporto registrou aumento, indo contra outros municípios que registraram queda no mesmo período”, comemorou.

O município ganha reconhecimento e investimento para continuar crescendo

De acordo com o secretário da Fazenda e Gestão do município, José Bovo, Maringá também se beneficia desse cenário, tanto emplacando um importante patamar dentre os aeroportos do Sul do país, quanto em auxílio a empresas que utilizam o recebimento de cargas como forma de aumentar a produtividade. “É bom para todos. O município ganha reconhecimento e investimento para continuar crescendo e as empresas utilizam uma ferramenta disponível para continuar a se desenvolver”, apontou. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Batistela, disse que todo o avanço é importante e demonstra a capacidade do município frente aos novos desafios. “Maringá cresce e isso é possível graças aos esforços de todos. Não é diferente em relação ao aeroporto, pois podemos notar que o crescimento é real também para o setor aéreo.”

No ramo educacional, mudanças também são percebidas e medidas são necessárias para atender a demanda atual. Cursos que inserem no mercado de trabalho profissionais capacitados para atender essa demanda estão em crescimento. O Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) oferece dois cursos na área: Pilotagem Profissional de Aeronaves e Manutenção de Aeronaves, única graduação especializada no segmento. O coordenador dos cursos, César Roberto de Melo, explica que a formação acadêmica é essencial para que profissionais possam trabalhar de forma efetiva. “Os cursos preparam para o mercado. Manutenção [de Aeronaves], por exemplo, ensina o aluno nas três principais áreas de atuação: na parte física [do avião], na manutenção dos motores e nos componentes elétricos”, explica.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Inquieto, procura onde nem sempre imaginam, coisas que nem sempre fazem sentido.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.