Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #437 - 09/05/2016

Cavalos e AA resgatam alcoólico do vício

Valcir Souza, um apaixonado por animais, conta o desafio de deixar o álcool e ter uma família reestruturada

Cristiano Almeida
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Valcir Souza, o Zé Trovão, e os lemas do grupo de ajuda / foto: Cristiano Almeida

Valcir Souza, o Zé Trovão, e os lemas do grupo de ajuda
(Imagem/Cristiano Almeida)

Muito se fala em alcoolismo, mas pouco se sabe do que propriamente leva uma pessoa a se tornar alcoólatra. No Jardim Alvorada, zona norte de Maringá, Valcir Aparecido de Souza, mais conhecido como Zé Trovão, 44, quase teve a vida arruinada pelo álcool. Ele trabalha em um abatedouro e, nas horas de folga, cuida de cavalos em uma chácara própria, que é a paixão dele. Daí o apelido, vindo de um dos personagens da telenovela que protagonizava  o “rei da montaria”.

Zé Trovão diz que já sofreu muito por causa do vício. “Meu pai já bebia, tinha problemas de família, com a morte dele a situação piorou”, conta, lembrando que na ocasião tinha 16 anos e foi quando tudo começou.

Ia a bailes, festas e amigos o incentivavam a beber. “A vantagem é que não tenho o vício do tabaco. Minha pior doença foi a bebida”, confessa. Zé Trovão encontrou no grupo Alcoólicos Anônimos (AA), que existe no bairro, a ajuda que precisava para enfrentar o vício.

Parar de beber vai ser uma das maiores conquistas da minha vida, vou até o fim

Edson Neves, 58, que também foi um alcoólatra e hoje coordena o AA, diz que o grupo já existe há 16 anos no Jardim Alvorada. Ele conta que muitas pessoas já passaram por lá. “Hoje, aqui, temos em média 10 a 15 companheiros fixos”, relata.

Segundo ele, poucos são os que permanecem no AA, mesmo a ajuda lá sendo muito forte. O grupo se reúne três vezes na semana, troca experiências e dá “forças” para os participantes. A maior lema deles é: “Evite o primeiro gole”.

A psicóloga Sâmia Cristina Luquiari Araújo, 31, que trabalha com psicologia clínica e atende casos de alcoolismo, relata que quando o alcoólatra procura ajuda, é porque está no fundo do poço e quer parar  de ser dependente. Também porque muitas vezes a família está destruída por causa do vício. “A terapia que pode ser feita é estabelecer metas, lidar com a situação, modificar pensamentos. Ter apoio da família é muito importante”, diz.

Zé Trovão relembra que quando era chamado de alcoólico, ficava bravo, pois achava que para ser um dependente precisava beber todos os dias, e ele diz que não fazia isso. Hoje deixa um recado para quem não bebe. “Nunca experimente, porque uma hora ou outra extrapola.”

Ele já procurou ajuda com psicólogo, psiquiatra, já tomou medicação e diz que não adiantou. Para ele, a solução foi passar a frequentar o AA. Diz já ter mudado muito o comportamento diante da bebida. “Se pudesse voltar ao passado, faria diferente, quero dar a volta por cima, reverter a situação”, diz.

A chácara é onde mantém e cuida dos cavalos é, segundo ele, uma paixão e a terapia para abandonar a bebida. “Parar de beber vai ser uma das maiores conquistas da minha vida, vou lutar até o fim não vou desistir.”

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Ana Paula disse:

boa noite
Meu esposo é alcoolatra ele tambem faz uso de cocaina . e quando bebe , fuma cigarros.

Preciso de ajuda pois eu já estou a ponto de deiá-lo
Ele esta e destruindo e me destruindo.

preciso de ajuda .
Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.239 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.