Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #439 - 23/05/2016

Ateliê leva arte para o Jardim Universitário

Casal trabalha no local com pintura, desenho, escultura e fundição artística em bronze, além de disponibilizar aulas

Lucas Martinez
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Mazza, no ateliê, rodeada de obras de Violin e de alunos (Imagem/Lucas Martinez)

Mazza, no ateliê, rodeada de obras de Violin e de alunos
(Imagem/Lucas Martinez)

Quando o assunto é arte, Marinalva Zacharias Violin, 53, conhecida no meio artístico como “Mazza”, entende bem. Formada em Comunicação Visual na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e pós-graduada em Arte e Educação pela Soet (Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia Ltda.), ela e o marido, Denilson Violin, 46, autodidata, são os donos do Atellier Belas Artes de Maringá. O local leva arte para o Jardim Universitário, Zona 7, com pintura, desenho, escultura e fundição artística em bronze pelo processo de cera perdida, além de oferecer aulas de pintura e desenho artístico lecionadas por Mazza. O ateliê existe há sete anos.

A artista conta que o local foi escolhido pela proximidade do apartamento onde mora e pela ambientação da casa. “Nós temos uma certa afinidade com casa de madeira”, brinca. Apesar de esse ser o motivo, ela observa que, com o tempo, universitários da UEM (Universidade Estadual de Maringá), ligados ou não à arte, começaram a passar por lá e, curiosos, sempre entravam e analisavam o local.  “Vejo o público universitário se interessando mais pela arte”, afirma.

Mazza relata que, no início, o lado financeiro foi o que mais pesou. Antes do ateliê, ela e Violin começaram a jornada com uma fábrica de telas, que, de acordo com ela, não era de fato o que queriam. A artista diz que a partir do momento que pararam de ouvir as falácias de que “arte não dá dinheiro”, realmente decidiram montar o ateliê e, assim, começaram a crescer financeiramente. “A gente saiu desse padrão de pensamento, pensamos ‘vamos assumir a arte!’”. Hoje, Mazza e Violin focam na escultura em bronze, apesar de continuarem trabalhando com as demais áreas.

Eles decidiram montar o ateliê e, assim, começaram a crescer financeiramente

Suzan Yoko Uehara, formada em Psicologia pela UniP (Universidade Paulista), ceramista e pintora, diz admirar muito o trabalho do casal e explica que os conhece há muito tempo. “Considero-os geniais em relação a tudo que fazem, são verdadeiros artistas”, afirma.

A psicóloga declara que existe uma ligação entre arte e psicologia. “Se a arte faz o indivíduo se conectar consigo mesmo e com aquilo que tem de melhor, é, de alguma forma, terapêutica.”

A professora Daniela Jacomel, formada em Educação Artística com habilitação plena em Artes Plásticas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pós-graduada em Design de Moda também pela UEL, diz que a arte de Maringá está crescendo aos poucos. “Estamos engatinhando [no crescimento dessa área]. O [fator artístico] mais antigo e mais forte de Maringá é a música, e até por isso é chamada de Cidade Canção”, explica a professora.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.050 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aspirante a fotógrafo, chocólatra e corrijo erros de português mentalmente.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

galeria de fotos

Chico Buarque Mark Twain George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.