Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #435 - 25/04/2016

Qualidade sem audiência na TV aberta

Mesmo sem grandes números no Ibope, emissoras mostram que podem ofertar bons conteúdos nos canais abertos

Douglas Emiliano
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
A jornalista Mariana Godoy comanda um talk show na Rede TV  (Imagem/Reprodução do Instagram de Mariana Godoy)

A jornalista Mariana Godoy comanda um talk show na Rede TV
(Imagem/Reprodução do Instagram de Mariana Godoy)

Assim como todas as mídias, a TV aberta vem buscando se reinventar e oferecer novos conteúdos. Mesmo a maioria dos programas sendo mais populares, é possível observar que as emissoras estão procurando cada vez mais oferecer qualidade para o seu público. No último ano grandes investimentos foram realizados pela Rede TV que estreou dois grandes programas.

Um dos maiores acertos da Rede TV em 2015 foram as contratações de Celso Zucatelli, Mariana Leão e Eduardo Guedes, apresentadores que acabavam de deixar o já consagrado “Hoje em Dia”, da Rede Record. Porém, o planejamento da emissora errou ao escalar a revista eletrônica para o horário matutino, onde já existem grandes programas consagrados do mesmo segmento. Mesmo com investimento da emissora, o “Melhor pra Você” chega a ficar em sétimo lugar no Ibope da Grande São Paulo.

O mesmo problema acontece com o semanal “Mariana Godoy Entrevista”, exibido nas noites de sexta-feira. O programa, comandado pela jornalista Mariana Godoy leva ao público uma proposta diferenciada de um talk show jornalístico, ao vivo, com total interação do telespectador. O comando do programa é impecável. A jornalista, que durante duas décadas esteve em telejornais na Rede Globo, consegue realizar perguntas pertinentes para os convidados, em grande parte políticos e personalidades de renome nacional. O talk show é exibido às sextas-feiras, a partir das 23h10, concorrendo com o Globo Repórter (Globo), programa jornalístico já consagrado no horário.

O talk show conta com entrevistas de 30 minutos e procura mostrar ao telespectador um outro lado do convidado. Por exemplo, na estreia o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB – RJ), tocou bateria no palco da atração.

A TV aberta ainda sabe fazer produtos de qualidade, só falta o público reconhecer

A melhor alternativa para os programas da Rede TV é a transferência de horário, oferecendo uma programação diferenciada nos períodos em que as grandes emissoras oferecem novelas ou programas jornalísticos para o público.

Os investimentos também vêm acontecendo na TV Bandeirantes, como no programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”, formato de viagens onde brasileiros apresentam as mais diversas cidades e culturas ao redor do mundo. Talvez esse programa funcione melhor em canais pagos, para um público mais segmentado, e não na TV aberta para a grande massa, que mostra desinteresse sobre conteúdo nesse formato.

Hoje o problema na TV aberta não são os produtos apresentados, e sim o público que não está acostumado com esse tipo de atração oferecido, principalmente em emissoras menores. Porém, é preciso destacar que a TV aberta ainda sabe fazer produtos de qualidade, só falta o público conhecer e reconhecer as atrações, independentemente da emissora onde são exibidas.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Elias Abrão disse:

É muito bom ver o nosso conteúdo ser reconhecido. Uma crítica como essa faz com que possamos acreditar e investir cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.208 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

abril 2016
S T Q Q S S D
« nov   mai »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.