Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #433 - 11/04/2016

Partidarismo nos meios de comunicação

Ao abordar escândalos de corrupção, a imprensa, em geral, dá maior ênfase a escândalos relacionados ao governo

Guilherme Fortunato
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Não é segredo para ninguém que vivemos um momento caótico na política nacional. Escândalos de corrupção têm tomado conta dos noticiários nas últimas semanas, mas não podemos deixar de notar um certo partidarismo por parte de alguns meios de comunicação, dando mais ênfase a casos de corrupção envolvendo membros do partido do atual governo.

Para se ter uma ideia, no dia 26 de março o Jornal “O Diário do Norte do Paraná” publicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) desarquivou ações contra ministros do governo Fernando Henrique Cardoso por improbidade administrativa. Essas ações questionam uma assistência financeira de R$ 2,9 bilhões pelo Banco Central ao Banco Econômico S.A. Entre os alvos dessas ações estão os ex-ministros José Serra, hoje senador do PSDB-SP e Pedro Malam ex-ministro da Fazenda do governo FHC. Mas por que alguns noticiários não mencionam a oposição com a mesma frequência com que relatam casos do governo?

A mídia praticamente ignorou a citação do nome de Aécio Neves pelo delator Delcídio Amaral

Para se ter uma noção da parcialidade de alguns noticiários, o principal membro da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), foi mencionado na delação premiada do também senador Delcídio do Amaral(PT-MS) em relação à Operação Lava Jato. A citação do nome de Aécio pelo delator foi praticamente ignorada pela mídia, mas a parte onde o senador Delcídio relata que houve falcatruas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mencionada diversas vezes pelos jornais locais.

Não se trata aqui de amenizar as declarações de Delcídio contra o governo. Claro que a mídia deve noticiá-las, pois são acusações graves, mas a divulgação deve ser feita com equilíbrio, pois a citação do senador suspenso pelo PT contra o colega tucano foi a grande bomba da delação feita por ele à Justiça.

Segundo o jornalista e blogueiro Mário Magalhães, do site UOL, Delcídio não é o primeiro a mencionar o candidato derrotado nas eleições presidenciais em 2014 na Operação Lava Jato. Magalhães já questionou algumas vezes também a falta de informações nos casos envolvendo o senador de Minas.

A cobertura da maioria dos jornais brasileiros sobre os escândalos de corrupção deixa algumas lições e, de certa forma, obriga todos os jornalistas a voltarem aos bancos escolares, para relembrar um pouco do que aprenderam na faculdade. Aqui, como estudantes de jornalismo, aprendemos que a imprensa  não pode defender ninguém, apenas cumprir o papel que lhe cabe, ou seja, informar a população tudo o que acontece, mostrando todas as versões do fato.

A sociedade deve ser notificada de tudo, independentemente do partido político. Cabe ao jornalista investigar e mostrar a verdade acima de tudo, sem esconder informações, nem proteger agremiações, porque, no fim, todos pertencemos a um único partido, o da República Federativa do Brasil.

O exemplo acima demonstra certo desequilíbrio na cobertura (Imagem/Reprodução)

O exemplo acima demonstra certo desequilíbrio na cobertura
(Imagem/Reprodução)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.050 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Nascido em Mandaguari, estudante de Jornalismo, sou apaixonado por esportes e política.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2016
S T Q Q S S D
« nov   mai »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.