


É necessário cuidado para que um informativo não perca o foco, tornando-se uma página colorida de classificados
Amanda Gomes
Estudante de Jornalismo
Mau exemplo: overdose de cores e de anúncios publicitários
(Imagem/Reprodução)
A necessidade do cuidado com o visual estético se faz presente em todas as áreas das relações humanas. É como numa entrevista de emprego, na venda de um produto ou na divulgação de uma marca. E por que alguns profissionais da comunicação ainda não se deram conta disso? Difícil responder.
É verdade que a estética não é tudo e que também não é o suficiente. Sabe-se que alguns minutos depois da famigerada “primeira impressão” é preciso que se ofereça mais. Mas, de toda forma, um visual bacana sugere credibilidade. E é assim também com os informativos online.
As cores não conversam entre si e é como se a publicidade fosse manchete do dia
Muitas vezes o conteúdo é bom, mas a estética visual prejudica, cansa e manda embora o leitor. O design deve ser primoroso. Não se pode deixar que os portais se transformem em páginas de classificados, com gifs animados e cores que destoam entre si. Nesses casos, não existe diálogo, nem as cores se conversam, nem as informações se correlacionam. E o pior de tudo, não existe troca entre o editor e o leitor. Isso porque o leitor simplesmente não se sente confortável e se evade.
Estética visual confortável, sem abrir mão da publicidade
(Imagem/Reprodução)
Não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos. É o caso do Jornal Repórter do Vale, que cobre notícias do Vale do Ivaí. É indispensável paciência para encontrar a primeira informação, já que no mínimo cinco anúncios de eventos e empresas variadas são colocados como destaque do site. É como se a publicidade fosse a manchete do dia. Todos os dias. Além disso, as cores não se associam e não existe divisão dos assuntos, quer dizer, uma divisão de editorias.
É importante ressaltar que a publicidade é fundamental para qualquer portal, mas é necessário que não sobressaia à informação.
Um bom exemplo é o portal Tribuna do Norte Online de Apucarana, onde cada assunto tem lugar fixo, a publicidade tem destino certo e as cores se conversam, ou seja, tudo se conecta.
Se a “Comunicação é a arte de ser entendido” (Peter Ustínov), então que os comunicadores se dediquem para tal. Que essa seja a missão principal do comunicador fazer-se entender. Tanto com a produção de bons conteúdos, quanto no cuidado estético dos canais responsáveis pela disseminação da informação.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.
Interessantissímo