Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #435 - 25/04/2016

Detentos são os olhos de quem não pode enxergar

Internos da Penitenciária de Maringá realizam o trabalho de gravação de livros e digitação em braile

Priscilla Garcia
Estudante de Jornalismo

Comentários
 
Os materiais produzidos chegam a 129  cidades da região (Imagem/Paulo Sérgio Magalhães/PEM)

Os materiais produzidos chegam a 129 cidades da região
(Imagem/Paulo Sérgio Magalhães/PEM)

A.R. passou seis anos no crime e hoje, com 33 anos, se vê inserido em um projeto social tão importante que ele próprio se diz impressionado com os rumos que vida dele tomou. Interno da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), ele já cumpriu um ano e meio da sentença que a Justiça estabeleceu por tráfico de drogas. Esperançoso com a possibilidade de ainda conseguir a progressão de pena, ele segue trabalhando no projeto “Visão de Liberdade”. emprestando a própria voz para ajudar pessoas com deficiência visual a “enxergar” o mundo.

Incrível como Deus às vezes nos traz aos lugares certos por caminhos duvidosos

“É gratificante, me sinto muito importante em poder ajudar aqueles que não enxergam.
Antes eu pensava como criminoso, queria ganhar dinheiro fácil. Hoje estou aqui [no projeto], gosto muito do faço e pretendo continuar na área.
É incrível como Deus às vezes nos traz aos lugares certos por caminhos duvidosos”, diz. A.R. é um dos 19 detentos que participam do projeto realizado dentro da PEM. Eles se revezam entre a gravação de livros falados, produção de materiais em relevo e livros em braile.

Foi no trabalho com os materiais em relevo que o detento E.J.A., 32 anos, mais se identificou. Preso há dois anos e três meses, também por tráfico, ele ainda sonha ser advogado quando deixar a unidade. “Quando me sento aqui tento imaginar o que os deficientes visuais sentem, é nisso que me inspiro para fazer o meu trabalho. É gratificante saber que ele [o projeto] é importante para alguém. O mundo do crime é chamativo, dinheiro fácil, não honesto. Hoje sei que estou aqui porque fiz algo errado, mas isso me ajudou a pensar”, reflete.

O projeto já produziu cerca de 650 livros em braile e falados, distribuídos a 129 municípios da região. Os livros são encaminhados à Associação de Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar) que tem a primeira biblioteca para deficientes visuais instalada no Paraná.

Para Ricardo Teixeira, 37 anos, deficiente visual e frequentador assíduo da biblioteca, o projeto “Visão de Liberdade” é muito importante, “Através da ajuda deles podemos estudar e nos entreter com coisas novas o tempo todo, eles nos ajudam a “ver” o mundo de uma forma mais bonita”, compara.

Para o diretor da PEM, Vaine Gomes, é nítida a mudança de comportamento dos presos que se envolvem não só nesse trabalho, mas em todos os outros projetos oferecidos dentro da unidade. “Eles mudam muito com as atividades desenvolvidas, nem parecem ser as mesmas pessoas que cometeram os crimes pelos quais estão aqui.”

Discussão e comentários »

4 comentários | Deixe seu comentário

leticia amadei disse:

Linda reportagem!!!! Aquela iniciante que chegou com informações completas e angustiada para falar da expo… agora, revela mais uma vez a foquinha que tanto inspirou e me ensinou aquele dia! E que venha mais reportagem!!!

Cássio Marcelo Mochi disse:

Matéria pertinente com um dos assuntos que trabalhamos em Ética e Legislação!
O Estado não pode e nem deve simplesmente segregar o “preso”, mas possibilitar ao mesmo as condições necessárias à sua reintegração, pois se assim o for, a sociedade está sendo duplamente beneficiada:

1) Retira um margina das ruas!
2) Ganha mais um cidadão!

Parabéns pela matéria!

Ana Paula Silva Tavares disse:

Parabéns pelo artigo.

Brenda Poiate disse:

Excelente esse projeto, pois os detentos proporcionam assistência aos deficientes visuais, beneficiando ambos.
Boa abordagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz por natureza! Grata a DEUS por tudo que conquistei e ainda vou conquistar! Sonhadora e futura jornalista.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2016
S T Q Q S S D
« nov   mai »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.