Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #434 - 18/04/2016

Crise, revistas e capas tendenciosas

Publicações trocam informação de qualidade por manchetes exageradas para reforçarem posições políticas

Gabriel Pinheiro
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Na edição 2.469 “Veja” compara Lula à mitológica Medusa (Imagem/Reprodução)

Na edição 2.469 “Veja” compara Lula à mitológica Medusa
(Imagem/Reprodução)

A crise política brasileira dividiu a população entre aqueles que defendem o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) e aqueles que repudiam o regime atual. Ou é pelo menos essa a ideia que a mídia está emitindo. Com a extrema exposição das posições políticas dos veículos de comunicação, a imagem que temos é a de uma guerra ideológica de apenas dois lados. E o conteúdo tendencioso em capas de revistas é um dos elementos mais notáveis.

As últimas quatro capas da revista “Isto É” (edições 2.414 – 2.417), por exemplo, utilizam imagens impactantes envolvendo a presidente Dilma Rousseff para transmitirem a posição política da publicação de forma excessiva. Porém, antes de todo esse conflito ideológico, sucessivas capas políticas não eram regra. Basta analisarmos algumas edições de 2014, quando a revista ainda focava assuntos como redes sociais (edição 2.328), o glúten (edição 2.327) e aplicativos digitais (edição 2.321).

A revista “Veja” também pode ser acusada de usar manchetes políticas chocantes para chamar a atenção dos leitores. As edições 2.470 e 2.397 afirmam, respectivamente, que Lula comandava o esquema de corrupção e que Dilma e Lula sabiam das transações da Petrobras. Na verdade, tais afirmações surgem a partir de depoimentos e não de provas concretas e, em vez de estabelecer claramente esse fato, como pede o bom jornalismo, as manchetes dão a impressão de que aquelas informações são a mais pura verdade.

Há tendenciosidade também na edição 894 de “Carta Capital” (Imagem/Reprodução)

Há tendenciosidade também na edição 894 de “Carta Capital” (Imagem/Reprodução)

Porém, não são apenas ideologias de direita propagadas dessa forma. A revista “Carta Capital”, por exemplo, usa basicamente a mesma estratégia das revistas citadas acima para reforçar a ideia de que o PT é mais vítima do que vilão. A capa da edição 894 é um ótimo exemplo: Dilma e Lula estão perdidos em uma floresta, sendo ameaçados por políticos de direita, com a logo da Rede Globo presente de forma ameaçadora e a manchete “Os ensaístas do golpe” escrita com uma fonte que parece ter saído de um cartaz de filme de terror.

As cores da capa descrita acima também são um elemento importante. De acordo com Maria Lucia Lopes da Silva e Eva Heller, autoras do livro “A Psicologia Das Cores”, o azul e o preto (cores predominantes da capa) representam, respectivamente, frieza e miséria, e ódio e pessimismo.

Antes de todo esse conflito ideológico, sucessivas capas políticas não eram regra

As revistas deveriam se preocupar mais em transmitir informações completas e de qualidade, em vez de manipular notícias para ratificar um ou outro partido político. É claro que a crise atual merece atenção, mas comparar o ex-presidente Lula com um monstro da mitologia grega, como a revista Veja fez na capa da edição 2.469, não ajuda em nada a situação.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Joel Silva disse:

Extremamente grave a situação de uma imprensa que leva lição – fundamentada – de quem ainda está se preparando para ser jornalista. Onde não mora a razão, parece reinar o sensacional. E uma ressalva: o termo “regime” não significa o mesmo que governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.838 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Cinéfilo, procrastinador, viciado em refrigerante e gosta é do estrago.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2016
S T Q Q S S D
« nov   mai »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Mario Quintana Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.