Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 23/11/2015

Uma despedida com gosto de quero mais

Mais um ano cheio de obstáculos e aprendizado está terminando e anunciando o fim da minha trajetória por aqui

Thainara Cruz
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
No primeiro parágrafo já tive ideia do quanto escrevia mal (Foto: Matheus Torrezan)

No primeiro parágrafo já tive ideia do quanto escrevia mal (Foto: Matheus Torrezan)

Tic tac, tic tac, relógio marcava 19h, hora de ir para a aula. Era terça-feira dia de aula na disciplina de Técnica de Reportagem. Estava animada, mas confesso que as quatro aulas anteriores, nenhuma levei a sério.

Foi nesse dia, nesse mesmo, que eu estava desconcentrada, mexendo no celular, que a professora pediu para que levássemos um artigo de opinião sobre algum assunto do momento. Na hora, logo pensei na greve dos caminhoneiros. Quando cheguei em casa comecei a escrever o texto.

No dia seguinte, a professora começou a ler os artigos e eu achando que tinha arrasado. Nem imaginava o que me esperava. Chegou minha vez, hora de ler meu texto. No primeiro parágrafo já tive ideia do quanto escrevia mal e que precisaria me dedicar muito para mudar a falta de organização de ideias.

Após algumas semanas começamos a escrever pautas para o Jornal Matéria Prima (JMP). Minhas primeiras pautas e textos eram de dar medo. Nunca conseguia passar da metade da nota. Foi aí que resolvi dar mais atenção a todas as dicas que eram dadas. E adivinha? Minhas notas começaram a alcançar quase a nota máxima, o que me deixava mais animada para escrever melhor nas próximas edições.

Procure ser melhor a cada dia. Não seja regular, se você pode ser ótimo

Tive várias dificuldades no decorrer deste ano, mas nenhuma me desanimou a ponto de querer jogar tudo para o alto. Mentira, confesso que muitas vezes pensei em deixar essa responsabilidade de lado. Mas o que não me deixava desistir era saber que na próxima edição mais um texto ia ter meu nome no JMP.

Os gêneros que tive mais dificuldade de escrever foram os opinativos, como as críticas de mídia e ombudsman. Acho que não só eu, mas todos os alunos da sala, pois é um gênero que exige muita atenção e senso crítico para avaliar tudo que está ocorrendo a nossa volta. Parece clichê, mas é verdade, quando mais precisamos não achamos nada.

Em contrapartida, os gêneros que mais gostei de escrever foram os informativos, como as reportagens e a entrevista. Porém, como nada é fácil, nesses gêneros também existem obstáculos, como depender sempre de alguém e da disponibilidade dessa pessoa para finalizar o texto, o que muitas vezes gera dor de cabeça.

Chegou a hora de me despedir. Foi um ano cheio de obstáculos, superação e muito aprendizado. Desejo aos novos “focas” muito foco, para que não deixem de escrever nenhuma pauta ou texto por falta de vontade e que procurem ser melhores a cada dia. Não sejam regulares, se vocês podem ser ótimos.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.231 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Bem humorada, mas não quero ser amiguinha de fonte

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.