


Mais um ano cheio de obstáculos e aprendizado está terminando e anunciando o fim da minha trajetória por aqui
Thainara Cruz
Aluna de Jornalismo
Tic tac, tic tac, relógio marcava 19h, hora de ir para a aula. Era terça-feira dia de aula na disciplina de Técnica de Reportagem. Estava animada, mas confesso que as quatro aulas anteriores, nenhuma levei a sério.
Foi nesse dia, nesse mesmo, que eu estava desconcentrada, mexendo no celular, que a professora pediu para que levássemos um artigo de opinião sobre algum assunto do momento. Na hora, logo pensei na greve dos caminhoneiros. Quando cheguei em casa comecei a escrever o texto.
No dia seguinte, a professora começou a ler os artigos e eu achando que tinha arrasado. Nem imaginava o que me esperava. Chegou minha vez, hora de ler meu texto. No primeiro parágrafo já tive ideia do quanto escrevia mal e que precisaria me dedicar muito para mudar a falta de organização de ideias.
Após algumas semanas começamos a escrever pautas para o Jornal Matéria Prima (JMP). Minhas primeiras pautas e textos eram de dar medo. Nunca conseguia passar da metade da nota. Foi aí que resolvi dar mais atenção a todas as dicas que eram dadas. E adivinha? Minhas notas começaram a alcançar quase a nota máxima, o que me deixava mais animada para escrever melhor nas próximas edições.
Procure ser melhor a cada dia. Não seja regular, se você pode ser ótimo
Tive várias dificuldades no decorrer deste ano, mas nenhuma me desanimou a ponto de querer jogar tudo para o alto. Mentira, confesso que muitas vezes pensei em deixar essa responsabilidade de lado. Mas o que não me deixava desistir era saber que na próxima edição mais um texto ia ter meu nome no JMP.
Os gêneros que tive mais dificuldade de escrever foram os opinativos, como as críticas de mídia e ombudsman. Acho que não só eu, mas todos os alunos da sala, pois é um gênero que exige muita atenção e senso crítico para avaliar tudo que está ocorrendo a nossa volta. Parece clichê, mas é verdade, quando mais precisamos não achamos nada.
Em contrapartida, os gêneros que mais gostei de escrever foram os informativos, como as reportagens e a entrevista. Porém, como nada é fácil, nesses gêneros também existem obstáculos, como depender sempre de alguém e da disponibilidade dessa pessoa para finalizar o texto, o que muitas vezes gera dor de cabeça.
Chegou a hora de me despedir. Foi um ano cheio de obstáculos, superação e muito aprendizado. Desejo aos novos “focas” muito foco, para que não deixem de escrever nenhuma pauta ou texto por falta de vontade e que procurem ser melhores a cada dia. Não sejam regulares, se vocês podem ser ótimos.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.