


A temporada de 2015 do Jornal Matéria Prima termina e o aprendizado obtido durante o ano permanece
Bruna Gabriel
Bruna Gabriel
Querido leitor,
O ano de 2015 está chegando ao fim, e com ele também chega ao fim mais uma temporada do Jornal Matéria Prima (JMP). Tantos desafios, tantas expectativas que foram atingidas e outras que ainda estão por vir. Mas antes de me despedir vamos recapitular o início deste ano.
Começam as aulas, e na terça-feira entra pela porta da sala a esperança, a expectativa e a ansiedade, ou seja, a professora. Ela apresentou os desafios que iríamos enfrentar e também nos mostrou a possibilidade de crescermos. O próximo passo foi iniciar as redações.
De casa em casa, de bairro em bairro, saíamos às ruas procurando histórias, pessoas que contassem sobre a vida delas. Batíamos palmas sempre na esperança de alguém atender e nos convidar para entrar, mas não era sempre que isso acontecia.
Se já bateram a porta na nossa cara? Sem dúvidas. Mas fui aprendendo que a vida de jornalista é assim mesmo.
Algumas senhoras nos convidavam para entrar. O cheiro delicioso do café tomava conta no local, nos ofereciam e contavam alegremente o passado delas, recordando momentos felizes e tristes. Buscar a reportagem ideal não foi fácil, nem a chuva nos segurava em casa, mas o esforço valia a pena.
Os ensinamentos, as correções que tínhamos em sala de aula a cada semana foram essenciais para o aprendizado. Pude ver a diferença de como escrevia no início até agora. Cometíamos sempre o mesmo erro e parece que nunca iríamos aprender. “Tirem isso”, “coloquem isso”, não é legal colocar “seu/sua”, “coisa” não usem mesmo, pois é, foi complicado.
Quando nos despedimos com satisfação e sensação de trabalho cumprido, vale a pena
Mas, nem tudo dura para sempre. Calma, me deixa melhorar. O JMP deste ano está terminando, mas no próximo ano teremos novas edições com novos alunos. Não gosto de me despedir, partidas nunca são legais. Mas quando nos despedimos com satisfação e sensação de trabalho cumprido, vale a pena.
Afirmo, valeu a pena, ê ê, valeu a pena, êê. Valeu a pena este ano, valeram a pena as broncas, valeu a pena o esforço e o sacrifício do fim de semana, valeu a pena cada dor de cabeça. Mas o melhor é que valeu a pena cada sorriso, cada alegria e agradecimento transmitidos pelos nossos entrevistados. 2015 foi ano de maior aprendizado? Com certeza, para mim, sim. E que venha 2016.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.