Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 23/11/2015

Me diga, então quer ser um escritor?

“A menos que saia sem perguntar do teu coração, da tua cabeça, da tua boca, das tuas entranhas, não o faças.”

Renato Crozatti
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Palavras. Oitro letras e uma infinidade de possibilidades. É com ela que as pessoas se comunicam, se entendem e dão sentido às coisas. As palavras têm muitos significados e são usadas para expressar tudo quanto é tipo de sentimento. Mas mesmo assim, muitas vezes, não conseguem dizer nada. E é isso o que sou, pura e simplesmente: palavras.

Se fosse para virar um texto expositivo, eu começaria falando do meu significado formal: segundo a Wikipedia, eu, a Palavra, derivo do latim parabola, que deriva do grego para-blá blá blá. Não é isso o que vou fazer. Em vez disso vou contar como foi acompanhar um estudante de jornalismo chamado Renato Crozatti por boa parte de um ano. Já adianto: não foi fácil.

Senti a insegurança na hora de me escrever. Mas, incrivelmente, deu tudo certo

Tudo começou em maio de 2015 quando Renato tinha que escrever o primeiro texto para o Jornal Matéria Prima, da Unicesumar. A lembrança da cara dele quando, há menos de 24 horas para a entrega do texto o entrevistado deu para trás, ainda está fresca na minha memória. Com o prazo apertado, fomos atrás de uma outra pessoa para entrevistar. No início da tarde seguinte, conseguimos. Ufa! Mas o desespero não parou aí. Odeio ser clichê, mas é impossível não lembrar da Lei de Murphy nesse dia: tudo deu errado. Ou quase. Faltando poucas horas para o prazo de entrega, o entrevistado atrasou, o gravador pifou no fim da entrevista, Renato estava nervoso… Senti a insegurança na hora de me escrever. Mas, incrivelmente, deu tudo certo.

Desde então as coisas melhoraram gradativamente. O segunto texto, uma reportagem sobre bandas independentes de Maringá, saiu muito melhor. Renato estava em casa! Finalmente aquelas resenhas mal escritas de álbuns que ninguém conhece serviram para alguma coisa. Mas ainda não estava livre de erros. Nenhum deles, aliás, pois sempre há como melhorar.

"Renato, se prepare, pois vamos ter que nos aguentar por muito tempo" (Foto: Maria Eduarda Martins)

“Renato, se prepare, pois vamos ter que nos aguentar por muito tempo”
(Foto: Maria Eduarda Martins)

Mas eu vi isso acontecer. Lembro das corridas contra o tempo e de desafiar o próprio corpo – que, convenhamos, com os cigarros e a falta de exercício, não é dos melhores – para chegar à fonte de uma reportagem em meio ao sol escaldante de Maringá. Lembro também de bater a cabeça para conseguir iniciar os textos. Esse sempre foi um de seus problemas.

Fico feliz por estar presente nesses momentos. Afinal, foi por passar todas essas dificuldades que ele finalmente se descobriu: não se arrepende de ter trocado o curso de Publicidade e Propaganda pelo Jornalismo. Ah, o jornalismo! Renato, se prepare, pois vamos ter que nos aguentar por muito tempo.  Já dizia Charles Bukowski: não há outra alternativa; e nunca houve.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.827 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Curitibano apaixonado por cinema, música e literatura

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.