Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 23/11/2015

“Matéria” fundamental para futuros jornalistas

Simulação da profissão, disciplina de Técnica de Reportagem, para mim, é a mais importante do curso até o momento

Matheus Borges
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

 

Matheus Borges  -  Foto: Dri Maganha

Matheus Borges – Foto: Dri Maganha

Fim do ano de 2014. Lembro-me bem de conselhos dos professores do primeiro ano do curso de jornalismo em relação ao que vinha pela frente neste ano, no segundo. As dicas, quase sempre, eram falando do famoso Jornal Matéria Prima (JMP), produzido pelos próprios alunos, que, diferentemente do primeiro ano, com diversas disciplinas teóricas, agora, teriam que correr atrás de histórias, fontes, personagens, para, enfim, conseguir fechar o texto para a publicação. Parecia ser demais, afinal começaríamos aprender na prática o jornalismo. E realmente foi.

O jornal-laboratório é prática comum nos cursos de jornalismo pelo Brasil. É a porta de entrada, de fato, à prática da profissão para muitos acadêmicos, pois as atividades propostas serão as que os alunos irão encontrar futuramente no mercado de trabalho. Por esse motivo, a disciplina de Técnica de Reportagem é essencial e, para mim, a mais importante do curso até o momento. Acredito que vários de meus colegas, futuros jornalistas, hão de convir comigo nesse aspecto.

No início do ano, eu, eterno apaixonado por esportes, pensei em me dedicar ao tema, pois poderiam ser essas as poucas oportunidades que teria no curso para abordar o assunto. E ainda por cima, no primeiro sorteio dos gêneros textuais, fui brindado com um artigo de opinião, no qual poderia abordar qualquer tema relevante para sociedade. Dessa forma, logo de cara, aproveitando que estava de cara com as situações das obras caras e atrasadas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, fiz meu primeiro texto. Ao terminá-lo, antes da análise de nossa editora e professora Rosane, senti enorme segurança em relação ao produto final. Besteira. Era um tal de arruma daqui, tira dali, põe lá, risca, risca, risca… mais parecido com cheque devolvido. Era o primeiro de muitos aprendizados no decorrer do ano, mas como diz nossa mentora: “Melhor errar aqui, do que no mercado de trabalho”. Exato.

Mas como diz nossa mentora: “Melhor errar aqui, do que no mercado de trabalho”

Com o decorrer do ano e as edições passando, senti que era hora de buscar outro assunto para abordar além do esporte. Seria difícil sair da “zona de conforto” e me aprofundar em algo sobre o que tinha menor conhecimento. Eis, então, que o jornalismo me surpreende de forma positiva. Ao produzir a reportagem sobre a modalidade de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), no Serviço Social do Comércio (Sesc), de Maringá, iniciativa que visa o reingresso de pessoas que não concluíram o estudo em idade correta, pude observar in loco um pouco da rotina dos alunos e ver o quão grande a educação é importante, sendo, sem dúvida, a reportagem que mais me marcou.

Assim como o jornalismo me surpreendeu, tenho certeza que você, leitor do JMP, surpreendeu-se com grandes histórias contadas por aqui. E caso você, calouro, estiver lendo, certamente irá se surpreender no próximo ano. Te garanto.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.243 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Rubro-negro nato, quero jornalismo nas quatro linhas

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Cazuza George Carlin Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.