


Jornal Matéria Prima é mais que um laboratório, é experimentar durante um ano a rotina da informação
Matheus Torrezan
Aluno de Jornalismo
Cada experiência que vivi foi incrível e ficará para sempre na minha vida (Foto: arquivo pessoal)
Tudo novo, 2015. Ansiedade em poder começar a vivenciar mais o jornalismo. Algumas dicas de ex-alunos da disciplina deixavam-me com mais vontade de aprender e conhecer mais o JMP (Jornal Matéria Prima).
Com uma nova professora, que exalava conhecimento e vontade de cada vez mais transmitir ensinamentos, fui me apegando aos poucos à disciplina.
Muito ensinamento no início, para que as reportagens que realizamos fossem entregues de maneira correta, para que o leitor pudesse receber uma informação com o minimo de qualidade. Produzir as pautas e as reportagens , não era nada fácil, pois tínhamos que ralar muito, mas, no final, vinha a certeza e o orgulho do texto pronto.
Nas andanças pelos bairros, sempre uma incerteza do que iria ser encontrado, mas uma felicidade enorme ao encontrar um personagem e uma fonte, ouvir e poder escrever, contar a história. Nunca esquecerei, pois cada momento é especial, com um sentimento, mas sempre com otimismo.
No decorrer do ano, os sentimentos são variados. É uma mistura de medo. É que para produzir uma reportagem, precisamos de fontes e personagens, uma história.
Mas tudo isso me proporcionou conhecimento, pois a partir dessas dificuldades, sempre busquei melhorar.
Em erros de português infelizmente, sou campeão. E sei que terei problemas se não correr a trás deste prejuízo. Mas sempre busquei me aperfeiçoar, principalmente nas dicas recebidas durante as correções em sala de aula. Assumo que os erros ainda me acompanham. Erro mas acredito que depois de quase um ano, estou melhorando.
Com o diploma na mão ninguém quer saber se você tem dificuldade, querem que faça
A partir de agora terei de me dedicar ao máximo, para que os erros comuns parem de ocorrer, pois a cada ano que passa estou chegando mais perto, de exercer a profissão de jornalista. Na faculdade os erros são aceitáveis, já com o diploma na mão ninguém quer saber se você tem dificuldade, querem apenas que você faça, e faça correto.
Foi um ano em que tive de mostrar as minhas habilidades e aprender com os desafios que tive de enfrentar. Termino o ano dizendo que tudo valeu a pena. Cada experiência que vivi foi incrível e ficará para sempre na minha vida como forma de aprendizagem.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.