


G1 em 1 minuto substitui o antigo Globo Notícia e conquista o público com linguagem semelhante à da web
Ana Carolina Prado
Aluna de Jornalismo
Mari Palma e Cauê Fabiano na apresentação do G1 em 1 minuto (Fotomontagem/G1)
Já faz algum tempo que a internet vem ditando novas regras e se inserindo, cada vez mais, no cotidiano das pessoas. No jornalismo, não é diferente. Quem imaginaria, nos anos 1990, ligar a TV e dar de cara com um apresentador tatuado ou uma apresentadora com piercing no nariz, falando de maneira informal e, vez ou outra, fazendo brincadeiras com o público? É o que acontece no G1 em 1 minuto. O novo plantão da Globo tem duas edições – uma pela manhã, outra no período da tarde – e foi, de certa forma, um tiro no escuro dado pela emissora.
A linguagem menos formal, a postura mais jovem e os trajes mais próximos ao que o telespectador costuma vestir são a grande marca do substituto do Globo Notícia. Os apresentadores Mari Palma e Cauê Fabiano mostram as notícias destaque do portal da Globo na internet, o G1, em trajes e comportamento despojados , exibindo piercings e tatuagens, sem prejudicar o conteúdo da notícia. O estilo do minitelejornal muito se assemelha com o que estamos acostumados a ver na internet. O novo formato apresenta as notícias em tempo reduzido – aproximadamente 1 minuto – e transmite para o público a sensação de estar diante da tela do computador.
A convergência de mídias é tiro certeiro quando se fala em jornalismo
É fato que ali muitos padrões consolidados no jornalismo foram abandonados. Porém, apesar do grande avanço quanto à estética do novo plantão, deve-se prestar atenção também no conteúdo. Eugênio Bucci, no livro Sobre Ética e Imprensa, pontua que ainda que a internet traga novas aberturas tecnológicas, os preceitos do bom jornalismo não devem ser aposentados. E mais uma vez, a emissora não deixou a desejar. A naturalidade dos apresentadores e a relevância dos assuntos tratados aproxima o interlocutor e prende a atenção ao conteúdo noticiado.
Unir a abrangência e solidez da televisão com a inovação e interatividade da internet é enxergar as novas necessidades e interesses do público. A convergência de mídias, ainda que exija muito cuidado, é tiro certeiro quando se fala em jornalismo. Quanto maior o cuidado e a adaptação das emissoras à novos formatos maior o retorno de quem consome o conteúdo veiculado. Nesse quesito, deve-se reconhecer que a Rede Globo acertou em cheio.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.