Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #431 - 09/11/2015

Globo acerta em novo estilo de plantão

G1 em 1 minuto substitui o antigo Globo Notícia e conquista o público com linguagem semelhante à da web

Ana Carolina Prado
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Mari Palma e Cauê Fabiano na apresentação do G1 em 1 minuto

Mari Palma e Cauê Fabiano na apresentação do G1 em 1 minuto (Fotomontagem/G1)

Já faz algum tempo que a internet vem ditando novas regras e se inserindo, cada vez mais, no cotidiano das pessoas. No jornalismo, não é diferente. Quem imaginaria, nos anos 1990, ligar a TV e dar de cara com um apresentador tatuado ou uma apresentadora com piercing no nariz, falando de maneira informal e, vez ou outra, fazendo brincadeiras com o público? É o que acontece no G1 em 1 minuto. O novo plantão da Globo tem duas edições – uma pela manhã, outra no período da tarde – e foi, de certa forma, um tiro no escuro dado pela emissora.

A linguagem menos formal, a postura mais jovem e os trajes mais próximos ao que o telespectador costuma vestir são a grande marca do substituto do Globo Notícia. Os apresentadores Mari Palma e Cauê Fabiano mostram as notícias destaque do portal da Globo na internet, o G1,  em trajes e comportamento despojados , exibindo piercings e tatuagens, sem prejudicar o conteúdo da notícia. O estilo do minitelejornal muito se assemelha com o que estamos acostumados a ver na internet. O novo formato apresenta as notícias em tempo reduzido – aproximadamente 1 minuto – e transmite para o público a sensação de estar diante da tela do computador.

A convergência de mídias é tiro certeiro quando se fala em jornalismo

É fato que ali muitos padrões consolidados no jornalismo foram abandonados. Porém, apesar do grande avanço quanto à estética do novo plantão, deve-se prestar atenção também no conteúdo. Eugênio Bucci, no livro Sobre Ética e Imprensa, pontua que ainda que a internet traga novas aberturas tecnológicas, os preceitos do bom jornalismo não devem ser aposentados. E mais uma vez, a emissora não deixou a desejar. A naturalidade dos apresentadores e a relevância dos assuntos tratados aproxima o interlocutor e prende a atenção ao conteúdo noticiado.

Unir a abrangência e solidez da televisão com a inovação e interatividade da internet é enxergar as novas necessidades e interesses do público. A convergência de mídias, ainda que exija muito cuidado, é tiro certeiro quando se fala em jornalismo. Quanto maior o cuidado e a adaptação das emissoras à novos formatos maior o retorno de quem consome o conteúdo veiculado. Nesse quesito, deve-se reconhecer que a Rede Globo acertou em cheio.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Curiosa de plantão. Com um pé sempre atrás e a mente sempre à frente.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.