Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 23/11/2015

De idas e vindas é que colhemos a matéria-prima

O JMP é uma experiência que marca a vida e deixa saudades em cada um que passa pelo jornal-laboratório

Ana Paula Foltran
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Como poderia imaginar que entrevistaria Marcelo Canellas? (Foto: Maria Lúcia Foltran)

Como poderia imaginar que entrevistaria Marcelo Canellas? (Foto: Maria Lúcia Foltran)

Como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que eu entrava na sala de aula e me deparava pela primeira vez, na prática com alguns termos jornalísticos que até aquele momento, eram apenas teoria. Ombudsman? O que é isso? Janela? Isso para mim era por onde se olhava o lado de fora ou lado de dentro de algum lugar. Coisa? Extremamente proibido o uso dessa palavra, caso contrário, era zoação na certa.

Eu percebi que apesar das dificuldades o Jornal Matéria Prima (JMP) me proporcionou momentos marcantes. Foram textos de opinião, informativos e entrevistas que, com certeza, me fizeram aprender muito.

É a melhor sensação que podemos ter, a sensação de dever cumprido

Em qual momento da minha vida poderia imaginar que entrevistaria o tão experiente repórter da TV Globo Marcelo Canellas? E, ainda, na cantina da faculdade? Nunquinha. Com certeza foi o que mais me marcou este ano e será uma experiência que vou levar sempre comigo.

Mas, convenhamos, se tem um texto complicadinho de fazer é a tal da reportagem de bairro. É um corre-corre para fazer pauta, para conseguir fontes, telefone e endereço, e aí de quem não colocar todos esses dados, as broncas são certas.

Marcar a entrevista por telefone ou por e-mail? Nunca mais e-mail. Se tem algo que não dá certo, com certeza é isso. O entrevistado sempre dá um jeitinho de te deixar com as mãos abanando e a orelha quente de tanto ouvir a Rosane repetindo que entrevista deve ser marcada pessoalmente, no máximo por telefone.

E as correções em sala, bem naquele dia que você está com sono? Difícil se concentrar, mas é a melhor forma de aprender e se divertir com os erros dos colegas. Pode até atingir o “psicológico” do amigo, mas esse é o “apéce” da correção. Sim, os coleguinhas escorregam ainda, e bastante, no português e nos vícios da linguagem oral.

É, acho que o JMP contribuiu muito para minha vida profissional e só tenho a agradecer por todos que aguentaram meu nervosismo, minha ansiedade e meu medo de não dar certo. Agradecer aos meus entrevistados que deram um brilho a mais às minhas reportagens. E, principalmente, à Rosane por trazer muito conhecimento e dar muito puxão de orelha.

Você que vai assumir o JMP em 2016, tome conta e aproveite esse projeto, que com certeza, contribui muito e deixa marcas na vida de cada um que passa pelo curso. Ver seu nome publicado em um a reportagem depois de muito esforço, não tem preço. Passa rápido, mas é a melhor sensação que podemos ter, a sensação de dever cumprido.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Fã da gramática, dependente da escrita e amante do texto

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.