Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #432 - 23/11/2015

Ciao amore, ciao amore, ciao amore ciao

Dos altos aos baixos, minha trajetória não findou; antes, se revigora para, logo, alçar novos vôos e enfrentar desafios

Paulo Rodrigues
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Carrego comigo as falhas e faltas que cometi para com o JMP (Foto: Paulo Rodrigues)

Carrego comigo as falhas e faltas que cometi para com o JMP
(Foto: Paulo Rodrigues)

Despedidas são dureza, ainda mais quando definitivas. Tenho dificuldade para manter a compostura neste momento que exige de mim sobriedade de sentimentos. Confesso, sou o que chamam de “manteiga derretida” e, não raro, choro em despedidas definitivas. Dito isso, peço que me permitam rodear um pouco antes de lhes dizer adeus.

O segundo ano foi um ano de conquistas. Primeiro, de retomada da minha autoconfiança. Há dois anos, eu abandonava o primeiro ano de jornalismo no último bimestre, tendo de repeti-lo no ano que se seguiu. Estar aqui e, por extensão, participar do Jornal Matéria Prima, significou aprender a confiar em minhas próprias capacidades e naquilo que busco como profissão.

Segundo, de reforço nas minhas habilidades com a escrita – uma prática pela qual sou apaixonado. Impossível não me sentir orgulhoso de ter entregue o ombudsmanDas consequências do jornal-laboratório” (edição 417) sem quaisquer erros. Igualmente, impossível não sorrir ao entregar a reportagem “Entre duas gerações, reler é compreender” (edição 423) e receber o elogio da editora de que o texto ali presente é o resultado que se espera de um jornalismo de terceiro ano da faculdade.

Nada disso, contudo, é para cantar as glórias da minha pessoa. Longe disso, aliás, pois carrego comigo as falhas e as faltas que cometi para com o JMP e seus leitores. A primeira, e que salta à vista, é minha ausência durante quatro edições – período no qual fiquei responsável pela editoria de bairro. Com medo do desconhecido e de lidar com as pessoas, acabei desistindo da editoria, do aprendizado que me proporcionaria e das histórias maringaenses que continuarão invisíveis, à espera de serem desbravadas.

Confesso, sou o que chamam de “manteiga derretida” e, não raro, choro em despedidas

As outras são fruto do meu perfeccionismo que aponta, após eu reler minhas reportagens, as melhorias cabíveis, que surgem com o amadurecimento da prática. Não é firula, mas a responsabilidade de pensar no texto para o leitor. Reler permite-me inverter os papéis e indagar com mais facilidade como quem consome o conteúdo.

Este fim de ano é período de mudanças; coincidentemente, minha despedida deste espaço ocorre simultaneamente à despedida da minha casa atual. Para facilitar os adeuses, denominei esta crônica conforme a canção homônima do cantor italiano Luigi Tenco; meu pai a escutava em churrascos dominicais e eu e meus amigos troçávamos do refrão brega. Agora é mais fácil ir-me. Acendo um cigarro, encerro o editor de textos e espero até o dia da publicação. Ciao Jornal Matéria Prima.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.825 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aprendiz de jornalista e de gente grande.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
« out   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.