


O sonho de se tornar celebridade na web se torna real a partir do momento que se profissionaliza com ajuda das redes sociais
Maria Eduarda Martins
Aluna de Jornalismo
A internet revolucionou o mundo e hoje virou ambiente de trabalho. Por isso, o sonho de transformar hobby em profissão parece estar cada vez mais possível. Blogueiras como Gabriela Pugliesi, 29, e Juliana Salimeni, 29, que ganham até R$ 200 mil por mês, segundo a revista Veja de São Paulo, provam que esse sonho pode ser vantajoso.
“Acredito que muitos jovens querem seguir essas profissões, não pelo retorno financeiro, mas pelo retorno moral. É muito gratificante sair às ruas e as pessoas te pararem dizendo que te seguem, que acompanham seu site e pedindo que você continue”, afirma o blogueiro de lifestyle Brunno Romero, 19. Engana-se quem pensa que isso se limita ao mundo on – line, muitos desses profissionais criam empresas, escrevem livros, estampam revistas etc. A blogueira e youtuber Bruna Santina, 21, mais conhecida como Niina Secrets, recentemente lançou a marca Niina Secrets Store, onde produz e vende roupas, acessórios e itens de decoração. Outro exemplo é a também blogueira e youtuber Bruna Vieira, 20, que publicou quatro livros e vendeu mais de 180 mil exemplares.
Acredito que muitos jovens querem seguir essas profissões pelo retorno moral
Os blogueiros e youtubers viraram celebridades e osfãs são indispensáveis para as carreiras deles, pois são as visualizações, cliques, compras e likes que fazem determinada empresa se interessar por um blogueiro. O estudante e youtuber Caio Santos, 16, na rede social instagram é dono do Tudopelasecrets, fã clube com mais de 4.800 seguidores. “Nos tornamos fã de um youtuber pelo seu jeito, autoestima, humor, carisma e pelo conteúdo. A explicação de um produto é o que faz com que eu vá à loja e compre ”, diz o fã.
A profissão ainda é vista com certo preconceito, pois nas redes sociais a atividade parece ser bastante glamorosa, porém para produzir conteúdo é preciso muitapesquisa, dedicação e tempo. Hoje, com muitos exemplos de pessoas bem sucedidas na área, o mercado tende a ficar mais concorrido. “Acredito que há poucos anos era relativamente mais fácil crescer na blogosfera. As grandes blogueiras atuais surgiram nessa época, pois antes não existia essa massa interessada no mundo dos blogs e nem era considerado como um trabalho”, diz a estudante de moda e blogueira Vitoria Dozzo, 18.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.